|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
720.02
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Hipersensibilidade auditiva e o perfil pragmático da linguagem de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista |
Autor: |
|
Erissandra Gomes
 |
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFRGS/CIÊNCIAS MEDICAS: PEDIATRIA |
Área Conhecimento |
|
MEDICINA |
Nível |
|
Doutorado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
828 |
Resumo |
|
RESUMO
A hipersensibilidade auditiva no Transtorno do Espectro Autista é citada na literatura desde os primeiros relatos; contudo ainda é pouco explorada; principalmente em relação às causas; ao diagnóstico e às conseqüências. Considera-se relevante compreender melhor as relações da mesma com a comunicação dos autistas. Objetivo: comparar o perfil pragmático da linguagem dos sujeitos com Transtorno do Espectro Autista hipersensíveis ao som e os não hipersensíveis ao som. Métodos: estudo transversal com dois grupos de crianças e adolescentes: 11 hipersensíveis ao som e 33 não hipersensíveis ao som. Os sujeitos realizaram avaliação auditiva; após; analisou-se o perfil pragmático da linguagem. Resultados: não houve diferença estatisticamente significativa no número de atos comunicativos por minuto; entretanto o meio verbal foi mais utilizado pelos sujeitos hipersensíveis ao som (P=0;01) e o meio gestual pelos sujeitos não hipersensíveis ao som (P=0;01). Cinco funções comunicativas diferiram entre os grupos (P<0;05): pedido de objeto; comentário; exclamativo; expressão de protesto e nomeação. As funções comunicativas mais interativas foram mais freqüentes nos sujeitos hipersensíveis ao som (P=0;01). Conclusão: os dados demonstram uma superioridade no perfil funcional da comunicação das crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista hipersensíveis ao som.
Palavras-chave: transtorno autístico; hipersensibilidade; percepção auditiva; linguagem. |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|