|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
2.54
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Na lan house, 'porque jogar sozinho não tem graça': estudo das redes sociais juvenis on e offline |
Autor: |
|
Vanessa Andrade Pereira
 |
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFRJ/ANTROPOLOGIA SOCIAL |
Área Conhecimento |
|
ANTROPOLOGIA |
Nível |
|
Doutorado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
645 |
Resumo |
|
O objetivo desta tese foi pesquisar as redes sociais on- e offline de jovens frequentadores de uma lan house localizada na cidade de Porto Alegre; Rio Grande do Sul; Brasil. Para tanto são descritas as características desta casa de jogos em rede; sua localização no bairro e o cotidiano de meninos e meninas que a utilizam para jogar games pela internet ou apenas como point de sociabilidade. Demonstra como estes jovens; de camadas populares; configuram seus peretencimentos e intensificam seus laços sociais através das "folgações" (jocosidade) e das interações nos gams MMORPG ( em especial; o Tibia); no MSN e ORKUT. Partindo das perspectivas dos estudos de Antropologia Urbana e do Interacionismo são exploradas as temáticas dos códigos de comunicação virtual; da habilidade cognitiva informacional; da singular sociabilidade; dos estilos juvenis (roupa e música); do design e jogabilidade dos games; dos nomes e apelidos; da pichação; das camaradagens; da educação; do universo do trabalho e dos projetos juvenis. |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|