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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
9,70
MB
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Título: |
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Seleção e hierarquização de áreas para implementação de aterro sanitário,utilizando geoprocessamento e lógica "fuzzy" |
Autor: |
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Luciano de Melo
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFAL/RECURSOS HIDRICOS E SANEAMENTO |
Área Conhecimento |
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RECURSOS HÍDRICOS |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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715 |
Resumo |
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Este trabalho tem como principal proposta selecionar e hierarquizar áreas para
implantação do aterro sanitário da região metropolitana de Aracaju; apoiando-se em
recursos de geoprocessamento e lógica fuzzy. Para início do estudo; fez-se uma
abordagem acerca da geração de resíduos sólidos domiciliares e de varrição nos
municípios da Grande Aracaju; chegando-se ao tamanho da área necessária para
acolher o lixo nos próximos quinze e vinte anos na região. Logo após; foram criadas
inicialmente oito macro-áreas de restrição; originadas da abordagem de ordem legal
e operacional; que em seguida derivou mais vinte e nove outras novas áreas
estudadas com maior detalhamento; resultando em nove; como sendo as de maior
aptidão. Após estas áreas serem submetidas a uma análise multicritério; sob
condicionantes ambientais; operacionais e antrópicas; aplicou-se a lógica fuzzy;
visando transformar valores numéricos em expressões lingüísticas e vice-versa; com
o objetivo de pontuar cada área sob o aspecto de vários temas; podendo assim;
classificá-las e hierarquizá-las de modo a se denotar as de maior a menor aptidão
para a implantação do aterro sanitário da região metropolitana de Aracaju. Por fim;
chegou-se a uma classificação final das áreas; quando verificou-se que; apenas
critérios técnicos não bastam para se indicar uma área como ideal para a
implantação de um aterro sanitário; esta deve ser aceita politicamente; o que não
fora considerado nesse trabalho; o qual tem como principal função servir de apoio à
decisão; dando suporte aos gestores públicos. |
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