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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,05
MB
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Título: |
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Ensinando o futuro no ensino médio: uma investigação |
Autor: |
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Sérgio de Souza Gabriel
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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USP/CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO |
Área Conhecimento |
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COMUNICAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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760 |
Resumo |
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Objetivo: Em primeiro lugar; identificar de que maneira os professores entendem o conceito de futuro em suas vidas. Em segundo lugar; identificar percepções e atitudes em relação aos estudos do futuro e à implementação destes junto a alunos do Ensino Médio da cidade de São Paulo. Em terceiro; orientar projetos nas escolas locais que adotassem essa abordagem. Método: Em sua primeira fase; questionário estruturado enviado a 200 professores participantes; no período de março a junho de 2007. Em sua segunda fase; oficina de apresentação realizada nas escolas investigadas e outro questionário estruturado enviado a 80 professores; no período de junho a agosto de 2007. Em sua terceira fase; reuniões com professores e coordenadores das escolas adotantes. Resultados: A primeira fase mostrou que os professores percebem o futuro como um período de tempo entre 10 a 20 anos do presente. Existe uma mistura de otimismo e preocupação em relação ao futuro e a crença de que é necessário um alto grau de preparação para este. A segunda fase mostrou que os professores percebem a relevância em estudar o futuro; principalmente para si mesmos. Entre as ferramentas apresentadas na oficina; técnicas como elaboração de cenários e consulta a especialistas lhes pareceram mais claras e de maior facilidade e relevância para a introdução junto a seus alunos. A terceira fase incluiu a adoção projetos multidisciplinares; propostas curriculares e atividades isoladas; por parte de algumas das escolas. Conclusão: Os professores mostram um grau de preocupação e interesse elevado na preparação de seus alunos para o futuro. Os estudos do futuro oferecem uma alternativa viável para a introdução de projetos e atividades de caráter multidisciplinar que ajudam os jovens a planejar e se preparar para o futuro. |
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