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Tamanho:  2.36 MB
     
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Título:  
  Uso do desenho animado ambiental como estratégia metodológica para educação ambiental
Autor:  
  José Francisco Peligrino Xavier   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIVALI/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  5,743
Resumo  
  Este trabalho busca verificar as possibilidades pedagógicas do material denominado “Desenho Animado Ambiental (DAA)” e de seus temas geradores como estratégia metodológica para Educação Ambiental. O DAA é uma mídia em DVD que tem como personagem principal o “Menino Caranguejo” (http://www.caranguejo.com); que procura apresentar conceitos do campo ambiental e o desenvolvimento de valores para promover a sensibilização ambiental. O material é formado por sete animações e foi aplicado por professores de duas escolas da cidade de Joinville (SC). A composição dos desenhos animados e bastidores (making-off) de cada um dos sete episódios - “Poluição Urbana”; “Desmatamento”; “Caça Ilegal”; “Água”; “Povos Nativos”; “Urbanismo” e “Consumismo”-; caracterizam os temas ambientais como “temas geradores” (inspirados em Paulo Freire e autores da abordagem crítica da Educação Ambiental). Os temas foram desenvolvidos para auxiliarem o docente na sua prática pedagógica pensando no mesmo como agente da inserção da dimensão ambiental no currículo. A pesquisa foi do tipo descritiva qualitativa. No design educacional os episódios do DVD DAA apresentam conceitos; atitudes e valores ambientais representados pelas ações do “Menino Caranguejo”. Os slides de cada episódio apresentam imagens das animações destacando o conteúdo didático dos desenhos animados: situações problema; conceitos básicos do campo ambiental; princípios éticos e valores incorporados; como a identificação social dos espectadores do material com a realidade da problemática socioambiental local; respeito à vida; à biodiversidade; ao meio ambiente enquanto bem comum e patrimônio de todos; exercício da cidadania como participação política; o desenvolvimento da co-responsabilidade ambiental; dentre outros. Para verificar a interação e a articulação dos conteúdos ambientais dos temas geradores exibidos; o reconhecimento do desenvolvimento de atitudes; hábitos e valores e a aceitação das atividades pelos professores e seus alunos; utilizou-se uma entrevista estruturada que foi aplicada a seis professores de duas escolas. Os professores reconheceram a importância de trabalhar conceitos ambientais; ações e valores apresentados nos desenhos do DAA. Eles assumiram a função de mediadores da aprendizagem pela aquisição e reconstrução de conhecimentos e conceitos ambientais. Estes incluem componentes de curiosidade; exploração e aventura; criatividade; solução de problemas; dialogicidade; ressignificação de valores e tomada de decisões por meio de observação pessoal; indagações; questionamentos e reflexões que levem à transformação da realidade e enfrentamento e/ou minimização da problemática ambiental. O material mostrou-se adequado como uma estratégia para inserção da dimensão ambiental e instrumento para auxiliar o professor nos debates e reflexões sobre as temáticas ambientais locais exploradas no DVD. Algumas ações realizadas pelos professores e seus alunos após a utilização do DAA foram: discussões; debates e reflexões sobre os temas ambientais locais; articulando-os com a prática de vida dos mesmos.
     
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