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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
756,40
KB
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Título: |
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Histórias de letramento de sujeitos egressos da educação de jovens e adultos |
Autor: |
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Maria do Carmo Araujo
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFCG/LINGUAGEM E ENSINO |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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287 |
Resumo |
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A presente dissertação tem como objetivo relatar os resultados de uma investigação
sobre as práticas sociais de letramento de dois sujeitos egressos do ensino médio em
um programa de EJA; funcionários efetivos da Prefeitura Municipal de Campina Grande;
nas funções de assessor administrativo (sujeito A) e gari (sujeito B). Busco; através da
utilização de instrumentos e metodologias tradicionalmente específicas da etnografia; e
da análise de documentos sobre a Educação de Jovens e Adultos; responder às
questões - Como os sujeitos egressos desse programa; que exercem funções públicas
em serviços de baixa remuneração; lidam cotidianamente com as práticas; os eventos e
os textos em ambientes diversificados? e Que mudanças ocorreram nas práticas
letradas desses sujeitos em relação às suas trajetórias de vida?. A linha teórica adotada
para a dissertação é a dos Novos Estudos do Letramento; ou Teoria Social do
Letramento (Szwed; 1981; Barton e Hamilton;2000; Gee;2000); com destaque para as
noções de letramento profissional (Descardeci; 2005) e letramento familiar (Heath; 1982;
1983). Em relação à primeira pergunta; os resultados da pesquisa sugerem que o sujeito
A; para desempenhar a função de auxiliar administrativo; não desenvolve práticas de
leitura no local de trabalho; mas lida minimamente com impressos; através de práticas
de escrita de documentos burocráticos. Por outro lado; não há demandas de letramento
para o sujeito B exercer a sua profissão de gari. Já os dados dos ambientes familiares
dos sujeitos revelam que os objetos; as práticas e os eventos deste domínio incluem
usos diversificados da escrita e a sobreposição de diversos letramentos; revelando;
assim; a característica do multiletramento. Também se observa que as práticas de
letramento do sujeito B são mais diversificadas do que as do sujeito A; em função de ele
utilizar os diversos letramentos (religioso; acadêmico e comunitário) na construção do
seu projeto de se tornar político. Em relação à segunda pergunta; os dados revelam que
não houve mobilidade dos sujeitos nos seus locais de trabalho em função da
escolarização; que só garantiu a mobilidade dos sujeitos no âmbito da escolarização;
(ingresso na instância universitária); para o que contribuiu; de forma decisiva; a história
de autoletramento dos sujeitos; motivada por diferenciados projetos de vida. |
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