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Título:  
  O gabinê fluidificado e a fotografia dos espíritos no Brasil: a representaçao do invisível no território da arte em diálogo com a figuração de fantasmas, aparições luminosas e fenômenos paranormais
Autor:  
  Mário Celso Ramiro de Andrade   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  USP/ARTES VISUAIS
Área Conhecimento  
  ARTES
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  402
Resumo  
  Esta tese foi desenvolvida a partir de duas frentes de trabalho distintas; porém complementares: a primeira procura rastrear o surgimento e identificar a produção da chamada Fotografia dos Espíritos no Brasil; um acervo de imagens com características próprias; encontradas a partir do início do séc. XX no país; que registram as supostas manifestações espirituais e paranormais ocorridas em várias localidades brasileiras; ao longo de quase um século. São imagens que pretendem demonstrar a ocorrência de determinados fenômenos; sob determinadas condições; em determinados ambientes e; invariavelmente; na presença de testemunhas oculares e suas câmeras fotográficas. Numa outra frente; este trabalho propõe uma leitura da produção artística do autor; em diálogo com vários pressupostos da fotografia dos espíritos; dando continuidade ao trabalho que foi tema da dissertação de mestrado em poéticas visuais; defendida na Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia (Kunsthochschule für Medien Köln); na Alemanha; em 1997. Ao associar essas duas frentes de trabalho; torna-se possível identificar várias zonas de intersecção entre a prática fotográfica “espiritual” e a produção artística aqui enfocada; revelando que objetos do conhecimento aparentemente distintos mostram-se intimamente implicados; quando analisados sob a perspectiva da arte.
     
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