|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
17,33
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
O gabinê fluidificado e a fotografia dos espíritos no Brasil: a representaçao do invisível no território da arte em diálogo com a figuração de fantasmas, aparições luminosas e fenômenos paranormais |
Autor: |
|
Mário Celso Ramiro de Andrade
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
USP/ARTES VISUAIS |
Área Conhecimento |
|
ARTES |
Nível |
|
Doutorado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
402 |
Resumo |
|
Esta tese foi desenvolvida a partir de duas frentes de trabalho distintas; porém complementares: a primeira procura rastrear o surgimento e identificar a produção da chamada Fotografia dos Espíritos no Brasil; um acervo de imagens com características
próprias; encontradas a partir do início do séc. XX no país; que registram as supostas manifestações espirituais e paranormais ocorridas em várias localidades brasileiras; ao longo de quase um século. São imagens que pretendem demonstrar a ocorrência de
determinados fenômenos; sob determinadas condições; em determinados ambientes e; invariavelmente; na presença de testemunhas oculares e suas câmeras fotográficas. Numa outra frente; este trabalho propõe uma leitura da produção artística do autor; em diálogo com vários pressupostos da fotografia dos espíritos; dando continuidade ao trabalho que foi tema da dissertação de mestrado em poéticas visuais; defendida na Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia (Kunsthochschule für Medien Köln); na Alemanha; em 1997.
Ao associar essas duas frentes de trabalho; torna-se possível identificar várias zonas de intersecção entre a prática fotográfica espiritual e a produção artística aqui enfocada; revelando que objetos do conhecimento aparentemente distintos mostram-se intimamente
implicados; quando analisados sob a perspectiva da arte. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|