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Título:  
  Impactos da revista agitação na visibilidade do CIEE: imagens e imaginários sociais
Autor:  
  Renato Avanzi   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  ESPM/COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE CONSUMO
Área Conhecimento  
  COMUNICAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  514
Resumo  
  Este estudo analisa impactos comunicacionais e efeitos simbólicos da Revista Agitação; principal veículo corporativo do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE; maior organização não governamental do terceiro setor em atuação no Brasil. Os principais problemas de pesquisa são: a) quais os impactos da Agitação na construção da visibilidade; manutenção da credibilidade e consolidação da marca institucional almejada pelo CIEE; b) quais as relações observadas entre os signos imagéticos presentes nas capas da revista e os valores capitaneados pelo CIEE; c) que imaginários sociais estão sendo construídos e/ou reiterados ao se analisar este discurso no campo imagético; d) como os principais segmentos do público leitor – executivos; educadores; representantes do poder público e estudantes – percebem e interpretam a intenção comunicativa da Revista; considerando-se os diferentes aspectos de sua função de mediação; e e) qual a visibilidade efetivamente obtida pelo CIEE por meio desta prática de consumo cultural. Para responder a estas perguntas; alguns recursos analíticos foram adotados: em um primeiro momento [seção 3]; apresentam-se dados de contexto e informações panorâmicas capazes de localizar o CIEE em macro-cenários sócio-culturais; utilizando-os na pontuação das principais etapas de consolidação da política de comunicação organizacional. Em uma segunda etapa [seção 4]; investiga-se aquele que é um dos principais veículos de comunicação entre a organização e seus públicos-alvos; priorizando o modo como se articulam nas capas da Revista Agitação elementos imagéticos e remissões a imaginários sociais – sobre trabalho; sucesso; empregabilidade; entre outros – reiterados em práticas discursivas do CIEE. Em uma terceira etapa [seção 5]; são analisados os impactos da mesma revista percebidos desde as narrativas de estudantes representantes de um dos segmentos importantes de público-alvo. Ainda na seção 5; uma análise comparativa articula os resultados obtidos em cada etapa: as práticas discursivas do CIEE; a análise do campo imagético da Agitação e as narrativas de leitores. Encerrando este trabalho de pesquisa [seção 6]; as considerações finais trazem um resumo de todas as conclusões obtidas em cada uma das seções anteriores. A pesquisa vale-se; assim; de ferramentas multi-metodológicas: pesquisa documental; investigação bibliográfica; análise do campo imagético e grupos focais (focus groups) para estudo qualitativo. Considera; além disso; como marco fundamental na consolidação da maior visibilidade institucional; a adoção de uma clara estratégia de comunicação.
     
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