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Título:  
  O “bem estar bem” no discurso identitário das consultoras da natura: uma análise de recepção da comunicação organizacional na sociedade de consumo
Autor:  
  Joana Lordelo Costa Araujo   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  ESPM/COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE CONSUMO
Área Conhecimento  
  COMUNICAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  505
Resumo  
  Se considerarmos que; na contemporaneidade; a relação do consumidor com o objeto consumido se transformou; deslocando-se da utilidade do que é consumido para o significado do consumo; o discurso de uma organização e as suas atividades de comunicação não interferem apenas nos índices de venda de seus produtos; mas também geram impactos sócio- culturais. As organizações são mais do que atores do sistema produtivo são um espaço de construções simbólicas; são mediadoras e definidoras dos critérios de um olhar singular à realidade; aos seus produtos e às suas ações. Assim; a comunicação e a organização emergem no encontro dos diversos discursos que exprimem práticas sociais. Diante de tal importância das organizações; dos seus produtos e das diferentes atividades de comunicação; esta pesquisa tem por objetivo explicitar como a comunicação organizacional da Natura interfere nos processos de construção de sentidos das consultoras. Serão estudados dois textos da comunicação da Natura que se destinam às consultoras da empresa. Pretende-se refletir sobre como as representações das empresas e seus discursos dialogam com o imaginário da sociedade de consumo participando da construção identitária de quem se relaciona com ela. No caso deste objeto de pesquisa; há uma hipótese de que o discurso da Natura seja facilmente absorvido pelas consultoras por conta do diálogo do mesmo com o imaginário da sociedade de consumo. Esta dissertação se propõe a entender como se dá esse processo simbólico de recepção ao verificar se as consultoras compartilham da visão da empresa e o que as motivam a serem consultoras da Natura e não de outra marca. As empresas seriam; dentro dessa lógica; produtoras e reprodutoras de sentidos interagindo de maneira singular com a memória social dos indivíduos contribuindo com a sensação de pertencimento dos mesmos à sociedade de consumo. Para realizar tal estudo; utilizam-se e relacionam-se os conceitos da teoria da Comunicação Organizacional da Escola de Montreal; da análise do discurso de linha francesa de Orlandi e dos pensamentos sobre o consumo do autor Bauman.
     
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