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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
25,30
MB
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Título: |
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O “bem estar bem” no discurso identitário das consultoras da natura: uma análise de recepção da comunicação organizacional na sociedade de consumo |
Autor: |
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Joana Lordelo Costa Araujo
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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ESPM/COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE CONSUMO |
Área Conhecimento |
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COMUNICAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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505 |
Resumo |
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Se considerarmos que; na contemporaneidade; a relação do consumidor com o objeto consumido se transformou; deslocando-se da utilidade do que é consumido para o significado
do consumo; o discurso de uma organização e as suas atividades de comunicação não interferem apenas nos índices de venda de seus produtos; mas também geram impactos sócio-
culturais. As organizações são mais do que atores do sistema produtivo são um espaço de construções simbólicas; são mediadoras e definidoras dos critérios de um olhar singular à
realidade; aos seus produtos e às suas ações. Assim; a comunicação e a organização emergem no encontro dos diversos discursos que exprimem práticas sociais.
Diante de tal importância das organizações; dos seus produtos e das diferentes atividades de comunicação; esta pesquisa tem por objetivo explicitar como a comunicação
organizacional da Natura interfere nos processos de construção de sentidos das consultoras. Serão estudados dois textos da comunicação da Natura que se destinam às consultoras da
empresa. Pretende-se refletir sobre como as representações das empresas e seus discursos dialogam com o imaginário da sociedade de consumo participando da construção identitária
de quem se relaciona com ela.
No caso deste objeto de pesquisa; há uma hipótese de que o discurso da Natura seja facilmente absorvido pelas consultoras por conta do diálogo do mesmo com o imaginário da
sociedade de consumo. Esta dissertação se propõe a entender como se dá esse processo simbólico de recepção ao verificar se as consultoras compartilham da visão da empresa e o
que as motivam a serem consultoras da Natura e não de outra marca.
As empresas seriam; dentro dessa lógica; produtoras e reprodutoras de sentidos interagindo de maneira singular com a memória social dos indivíduos contribuindo com a
sensação de pertencimento dos mesmos à sociedade de consumo.
Para realizar tal estudo; utilizam-se e relacionam-se os conceitos da teoria da Comunicação Organizacional da Escola de Montreal; da análise do discurso de linha francesa
de Orlandi e dos pensamentos sobre o consumo do autor Bauman. |
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