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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,19
MB
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Título: |
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A Socialização dos professores da educação profissional agrícola na contemporaneidade: identidades docentes entre permanências, ambigüidades e tensões |
Autor: |
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Lia Maria Teixeira de Oliveira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRRJ/CIÊNCIAS SOCIAIS EM DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA E SOCIEDADE |
Área Conhecimento |
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SOCIOLOGIA |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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390 |
Resumo |
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A problemática central dessa tese é o estudo sobre a construção social do magistério, cuja
análise compreende as identidades docentes como processo multidimensional e relacional
produzido nas sucessivas socializações. Quanto à temática específica, no tocante à pesquisa
geradora dessa tese refere-se aos processos de socialização do professor do ensino técnico
agrícola, no marco temporal da política educacional iniciada na década de 1990, cuja tônica é
a reestruturação do modelo de gestão e funcionamento da instituição tecnológica e a
concepção de profissionalização docente. Contudo os dados da pesquisa de campo forçaram
um deslocamento da análise para a origem da constituição profissional, quando por volta dos
anos de 1910 até 1940 incidem na sociedade os proclames públicos republicanos para a
profissionalização de um magistério capaz de uma intervenção qualificada na educação
profissional dos jovens “desvalidos” para serem “cidadãos úteis”. Delimita-se ainda um
enfoque de profissão docente, verificando os significantes globais vindos do sistema oficial,
como a noção de competências, mas a licenciatura nos contextos locais demonstra não haver
consensos sobre tais significantes globais. Congruente ao saberfazer docente e aos processos
identitários profissionais, demonstra-se por meio do trabalho de pesquisa de campo,
documentos e da literatura, a existência de espaços/tempos institucionais marcados pelas
permanências e ambigüidades, contudo na atualidade, essas marcas do passado e da dualidade
estrutural sob a esfera escolar/universitária tencionam os processos socioculturais e
acadêmicos para ações e percepções de caráter mais emancipado dos domínios agrários
hegemônicos. A discussão teórica que atravessa toda a tese remete ao entendimento que em
sociedade, nos espaços político-culturais, os indivíduos e grupos são “moldados” por saberes,
atitudes, valores, normalização técnica e perfis para exercerem papéis na profissão docente ou
em outra área profissional. De modo a configurar uma realidade não tão equilibrada em
relações de permanências e determinações, verifica-se a mesma sob tensão na e pela disputa
de profissionalização docente. Neste sentido, o objetivo geral da tese é buscar compreender as
identidades docentes desse professor da educação técnica agrícola a partir dos processos
sócio-profissionais institucionalizados pelo campo político-acadêmico de socialização.
Sobretudo, tomamos esse espaço como um lugar de disputas, particularmente, eivado de
articulações/interações das esferas interiores e exteriores, subjetivas e objetivas ao grupo
profissional. A abordagem e a interpretação dos dados e informações coletadas da pesquisa de
campo delimitam-se na revisão de literatura tomada nas categorias da sociologia
compreensiva de Pierre Bourdieu, Berger e Luckmann, Anthony Giddens, também na
sociologia da educação de Gimeno Sacristàn, na sociologia das profissões de Claude Dubar,
Eliot Freidson e diversos teóricos e pesquisadores referenciados no discurso da ANFOPE e
ANPED. Demonstra-se o enredamento institucional promovido entre os atores/agentes que
organizam os estudos das idéias, nação e cultura, nesse caso destaque-se Eli Lima, Anísio
Teixeira, Sérgio Miceli, Renato Ortiz. Às teorias das sociedades contemporâneas no tocante
as práticas políticas, econômicas e culturais que configuram e conferem significados ao
campo brasileiro, busca-se em Roberto Moreira. A metodologia está balizada nos aportes
teóricos da pesquisa qualitativa em ciências sociais e humanas, aonde os procedimentos e
instrumentos de natureza etnográfica chegaram aos dados que constata ser a profissão docente
uma construção social em processos de rupturas com os modelos passados, portanto, um
grupo sócio-profissional configurado nas tensões provocadas entre as permanências e
ambigüidades sobre uma realidade relacional, em plena dinâmica de novos processos de
institucionalização. |
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