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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,30
MB
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Título: |
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Bibliotecas virtuais/digitais: suas ferramentas e contribuições na educação superior - o caso da PUCPR |
Autor: |
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Tania Mara Dias
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/PR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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598 |
Resumo |
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Com o presente estudo pretende-se identificar as contribuições que a Biblioteca
Virtual/Digital traz ao processo ensino-aprendizagem na Pontifícia Universidade
Católica do Paraná PUCPR. Buscando na literatura científica informações sobre
este tipo de biblioteca a fim de estabelecer parâmetros de comparação com o
cenário atual da Biblioteca Virtual/Digital da PUCPR. Para fundamentar e apoiar a
pesquisa no que se refere aos processos educacionais menciona-se os autores
Cruz (2001) e Tori (2002); já as questões referentes a pesquisa nas bibliotecas
apoiou-se em Zaher (2004); Levacov (1997); Marchiori (1997); Figueiredo (1984);
dentre outros. A pesquisa descreve o Sistema Pergamum; a Rede Pergamum e a
Biblioteca Virtual da Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR; onde se
procura avaliar a qualidade nos acessos ao Site da Biblioteca e da Biblioteca Virtual.
Verificam-se quais aplicativos e recursos o Sistema Pergamum oferece para os
Serviços de Bibliotecas Virtuais e quais destes recursos são os mais utilizados pelos
professores e alunos. Verifica-se também como está o uso da ferramenta de busca
que o Sistema Pergamum disponibiliza no auxilio a pesquisa as bases de dados da
Biblioteca Virtual/Digital. Analisa por meio dos bancos de dados das instituições
fornecedoras a usabilidade das Bases de Dados por área de conhecimento. Este
estudo fundamenta-se em duas etapas: questões esclarecidas por meio de
questionário com os usuários da biblioteca virtual/digital; e com informações
disponíveis nos sites administrativos das instituições fornecedoras de bases de
dados. Na primeira etapa exploratória a pesquisa contou com a participação de 12
usuários entre professores e alunos da PUCPR. Já na segunda etapa obteve-se por
meio dos sites das instituições fornecedoras das bases de dados informações do
uso no ano de 2007; e nesta investigação e análise foram selecionados as
instituições fornecedoras que se destacam de alguma forma no acervo da Biblioteca
Virtual. Este estudo utiliza uma abordagem quantitativa na modalidade exploratória;
com a qual foi possível verificar que a utilização das bases de dados requer uma
Biblioteca Virtual/Digital apropriada; comunidade acadêmica em constante
capacitação; atividades acadêmicas integradas aos serviços disponíveis na
biblioteca virtual/digital e principalmente o envolvimento e colaboração de todos;
bibliotecários; professores e alunos. |
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