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Título:  
  Bibliotecas virtuais/digitais: suas ferramentas e contribuições na educação superior - o caso da PUCPR
Autor:  
  Tania Mara Dias   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/PR/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  651
Resumo  
  Com o presente estudo pretende-se identificar as contribuições que a Biblioteca Virtual/Digital traz ao processo ensino-aprendizagem na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Buscando na literatura científica informações sobre este tipo de biblioteca a fim de estabelecer parâmetros de comparação com o cenário atual da Biblioteca Virtual/Digital da PUCPR. Para fundamentar e apoiar a pesquisa no que se refere aos processos educacionais menciona-se os autores Cruz (2001) e Tori (2002); já as questões referentes a pesquisa nas bibliotecas apoiou-se em Zaher (2004); Levacov (1997); Marchiori (1997); Figueiredo (1984); dentre outros. A pesquisa descreve o Sistema Pergamum; a Rede Pergamum e a Biblioteca Virtual da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR; onde se procura avaliar a qualidade nos acessos ao Site da Biblioteca e da Biblioteca Virtual. Verificam-se quais aplicativos e recursos o Sistema Pergamum oferece para os Serviços de Bibliotecas Virtuais e quais destes recursos são os mais utilizados pelos professores e alunos. Verifica-se também como está o uso da ferramenta de busca que o Sistema Pergamum disponibiliza no auxilio a pesquisa as bases de dados da Biblioteca Virtual/Digital. Analisa por meio dos bancos de dados das instituições fornecedoras a usabilidade das Bases de Dados por área de conhecimento. Este estudo fundamenta-se em duas etapas: questões esclarecidas por meio de questionário com os usuários da biblioteca virtual/digital; e com informações disponíveis nos sites administrativos das instituições fornecedoras de bases de dados. Na primeira etapa exploratória a pesquisa contou com a participação de 12 usuários entre professores e alunos da PUCPR. Já na segunda etapa obteve-se por meio dos sites das instituições fornecedoras das bases de dados informações do uso no ano de 2007; e nesta investigação e análise foram selecionados as instituições fornecedoras que se destacam de alguma forma no acervo da Biblioteca Virtual. Este estudo utiliza uma abordagem quantitativa na modalidade exploratória; com a qual foi possível verificar que a utilização das bases de dados requer uma Biblioteca Virtual/Digital apropriada; comunidade acadêmica em constante capacitação; atividades acadêmicas integradas aos serviços disponíveis na biblioteca virtual/digital e principalmente o envolvimento e colaboração de todos; bibliotecários; professores e alunos.
     
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