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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
445.35
KB
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Título: |
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Ser estudante sendo docente: por que os docentes se qualificam? |
Autor: |
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Maria Laura Brenner De Moraes
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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390 |
Resumo |
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Inúmeras exigências, expectativas e mudanças vêm sendo colocadas ao trabalho docente e
escolar. O professorado tem sido alvo de uma série de tensões e conflitos, que chegam, até
mesmo, a comprometer seu desempenho profissional. De um lado, sente-se
compromissado com o ensino e a aprendizagem dos alunos; de outro, submete-se às
constantes exigências das políticas públicas em educação. Muitas dessas políticas acabam
exigindo dos(as) professores(as) mais esforços para cumprir dignamente sua função. Nesse
sentido, este estudo analisa os motivos que levam os docentes a buscar qualificação para o
exercício do seu trabalho, a partir de narrativas orais de professoras da Educação Básica,
que vivenciam a dupla experiência: docência e formação profissional, em cursos de
formação inicial de professores. Tais cursos são oferecidos por uma Universidade particular
e comunitária, em dois municípios localizados na zona sul do estado do Rio Grande do Sul
Pelotas e Canguçu. Como referência básica, toma-se a análise de Karl Marx sobre as
relações sociais estabelecidas no interior do modo de produção capitalista (1981; 1982;
1989) e os estudos de Lüdke; Boing (2004), Oliveira (2004, 2005), Sampaio; Marin (2004),
Vieira (2004), como também os de Apple (1987), Ball (1994, 2001, 2005), Bonafé (1999),
Esteve (1995), Hargreaves (1998), Huberman (1995) e Lawn (2001), sobre a natureza das
reformas educacionais e mudanças no trabalho docente, Os dados, aqui disponíveis, foram
coletados, basicamente, a partir de dois tipos de fontes: questionários individuais, aplicados
ao universo de docentes/estudantes regularmente matriculado em duas turmas dos referidos
cursos, e entrevistas realizadas com uma pequena amostra de docentes/estudantes,
escolhida em função das suas trajetórias e particularidades na ocupação docente, o que
permitiu maior aprofundamento dos objetivos da pesquisa, quais sejam: investigar o que
incita, motiva professores/as a se qualificarem para o exercício do trabalho docente;
examinar como os(as) docentes vêm respondendo as demandas impostas pela dupla
experiência: docência e formação profissional. Neste estudo, foram consideradas docentes
em busca de qualificação profissional, as que já exerciam trabalho docente, antes mesmo
de ingressarem nos cursos de formação inicial, sendo este ingresso representativo de uma
iniciativa de qualificação profissional. A pesquisa empírica mostrou que, embora as
docentes/estudantes não se considerem desqualificadas para exercerem seu trabalho,
ingressam em cursos de formação inicial devido à naturalização da desqualificação do
professorado, promovida pelas políticas reformadoras aplicadas no Brasil e nos demais
países latino-americanos, desde os anos 90. Por conta desta naturalização, empenham-se
em se adequar às novas exigências formativas. Esta iniciativa, decorrente de outras causas
e não de necessidades sentidas desde a experiência docente, evidenciou-se, na maioria dos
casos, como mais uma forma de intensificação do trabalho docente, evidenciando que os
tempos dedicados para a formação profissional, assim como para a organização da vida
privada, dos lazeres e do descanso, são dependentes do tempo disponibilizado para o
trabalho. |
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