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Título:  
  Vivências e saberes de estudantes de Pedagogia: um estudo de suas relações com as mídias
Autor:  
  Aline Krause Lemke   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  382
Resumo  
  O presente estudo; integrado à linha de pesquisa Formação de professores: ensino; aprendizagem e conhecimento; buscou investigar as relações de estudantes de Pedagogia com as mídias vividas em diferentes contextos; tempos e espaços e os saberes pedagógicos pré-profissionais; levantados a partir de suas lembranças e percepções sobre mídias em situações de ensino. Fundamenta-se nas teorias de Tardif (2002) e Lima (2003); no que tange à constituição dos saberes docentes; e nas idéias de Babin e Kouloumdjian (1989); Kenski (2007); Moran (1993; 2006) e Porto (1996; 2005); que estudam as mídias relacionadas ao contexto escolar. A investigação foi desenvolvida com estudantes da turma do 6º semestre do curso de Pedagogia; da Faculdade de Educação da UFPel. O método adotado para coleta de dados foi o de estudo de caso; associado à técnica de grupo focal (GASKELL; 2002) e aplicação de questionário. A pesquisa mostrou que as estudantes de Pedagogia têm uma intensa relação com as mídias; contudo; essas relações são oriundas de posturas de telespectadoras; consumidoras; mães e alunas. Em geral; estas vivências são desconectadas do contexto da prática profissional estudada – a docência. As estudantes não estavam habituadas a discutir; refletir e contextualizar a inserção das mídias em situações de ensino. Foi possível perceber; em meio a suas falas; a presença de saberes pedagógicos; oriundos de suas experiências como estudantes; tanto na escola básica como na universidade. É possível inferir que; apesar de terem saberes experienciais sobre mídias; isso não lhes garante um conhecimento profissional. Assim; os dados revelam a necessidade de o curso de Pedagogia propiciar estudos teórico-práticos que permitam às alunas refletir sobre as mídias em seus cotidianos (saberes experienciais); recontextualizando-os em práticas para sua futura atuação docente.
     
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