|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
656.64
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Vivências e saberes de estudantes de Pedagogia: um estudo de suas relações com as mídias |
Autor: |
|
Aline Krause Lemke
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
405 |
Resumo |
|
O presente estudo; integrado à linha de pesquisa Formação de professores: ensino;
aprendizagem e conhecimento; buscou investigar as relações de estudantes de
Pedagogia com as mídias vividas em diferentes contextos; tempos e espaços e os
saberes pedagógicos pré-profissionais; levantados a partir de suas lembranças e
percepções sobre mídias em situações de ensino. Fundamenta-se nas teorias de
Tardif (2002) e Lima (2003); no que tange à constituição dos saberes docentes; e
nas idéias de Babin e Kouloumdjian (1989); Kenski (2007); Moran (1993; 2006) e
Porto (1996; 2005); que estudam as mídias relacionadas ao contexto escolar. A
investigação foi desenvolvida com estudantes da turma do 6º semestre do curso de
Pedagogia; da Faculdade de Educação da UFPel. O método adotado para coleta de
dados foi o de estudo de caso; associado à técnica de grupo focal (GASKELL; 2002)
e aplicação de questionário. A pesquisa mostrou que as estudantes de Pedagogia
têm uma intensa relação com as mídias; contudo; essas relações são oriundas de
posturas de telespectadoras; consumidoras; mães e alunas. Em geral; estas
vivências são desconectadas do contexto da prática profissional estudada a
docência. As estudantes não estavam habituadas a discutir; refletir e contextualizar a
inserção das mídias em situações de ensino. Foi possível perceber; em meio a suas
falas; a presença de saberes pedagógicos; oriundos de suas experiências como
estudantes; tanto na escola básica como na universidade. É possível inferir que;
apesar de terem saberes experienciais sobre mídias; isso não lhes garante um
conhecimento profissional. Assim; os dados revelam a necessidade de o curso de
Pedagogia propiciar estudos teórico-práticos que permitam às alunas refletir sobre
as mídias em seus cotidianos (saberes experienciais); recontextualizando-os em
práticas para sua futura atuação docente. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|