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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
938,18
KB
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Título: |
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Educação profissional de nível médio: formação para a cidadania ou emancipação humana? |
Autor: |
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Dorcelina Aires Rosa
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UERJ/POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO HUMANA |
Área Conhecimento |
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POLÍTICA PÚBLICA E POPULAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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338 |
Resumo |
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O presente estudo tem como objetivo analisar o ensino médio das escolas técnicas da rede FAETEC; no estado do Rio de Janeiro. A fim de compreender os efeitos das políticas públicas adotadas no Brasil a partir da década de 90 do século passado; como imposição do modelo de acumulação neoliberal; com a globalização hegemônica e a perspectiva de educação direcionada à formação do cidadão produtivo; identificar a atuação de uma contra-hegemonia capaz de impulsionar as transformações na escola. A pesquisa pode ser caracterizada como teórico-empírica de natureza qualitativa; através da observação em campo; entrevista e questionário. Segue o método do materialismo histórico para analisar as mediações fundamentais na escola técnica e nas políticas públicas para compreender as contradições que determinam o tipo de cidadania que tem direcionado a formação humana nesta instituição: Se tem a perspectiva limitada aos interesses do sistema produtivo; ou ultrapassa estes; realizando uma educação na perspectiva da emancipação humana. A revisão bibliográfica possibilitou a contextualização da educação desenvolvida na FAETEC no panorama da educação brasileira marcada pela dualidade entre a formação geral e o ensino profissional; como decorrente da divisão internacional do trabalho entre proprietários e não proprietários dos meios de produção desde a antiguidade. O que requer também uma separação na educação; que deve ser ampla para as classes dominante e restrita ao desempenho das atividades produtivas à classe trabalhadora. Caracterizando a dissociação entre as categorias trabalho; educação e cidadania ao longo do processo histórico; demonstrando que nas sociedades marcadas pelas desigualdades sociais o exercício da cidadania é sempre limitado às possibilidades do sistema. Neste inicio de milênio; marcado pela exclusão social; a educação precisa romper os limites do sistema hegemônico apontando para perspectiva de emancipação humana; que somente será possível numa sociedade na qual o ser humano possa desenvolver todas as suas potencialidades; isto é uma sociedade sem classes. |
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