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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
661,57
KB
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Título: |
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A inclusão do aluno com deficiência mental no ensino médio: um estudo de caso |
Autor: |
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Ana Maria Leite Cavalcanti
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRN/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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313 |
Resumo |
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A defesa de uma escola inclusiva nos f?runs educacionais; em todo o mundo; tem incentivado a adoção de políticas educacionais inclusivas e a prática de inclusão no âmbito da escola; de modo que a escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns já faz parte da realidade dos sistemas educacionais. A inclusão escolar no Brasil; todavia; tem sido desenvolvida de forma lenta e suscitado inúmeros questionamentos; especialmente quando se trata da inclusão de alunos com deficiência mental em níveis de ensino mais elevados. Com base nisso e considerando que os estudos e pesquisa sobre o tema; na realidade brasileira; centram-se mais na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental; o presente estudo se propôs a analisar a inclusão de uma aluna com deficiência mental no Ensino Médio; numa escola da rede estadual ; na cidade do Natal-RN. Para responder às indagações propostas neste estudo; utilizamos uma metodologia de natureza qualitativa; do tipo Estudo de Caso e; para sua realização; fizemos uso da entrevista semi-estruturada e da observação livre no ambiente natural da escola. Participaram do estudo a aluna com deficiência mental; sua mãe e dois segmentos da escola investigada dos quais fizeram parte três profissionais da equipe administrativa pedagógica e quatro professores. A análise dos dados obtidos destacou a resistência da escola para responder à proposta pedagógica da educação inclusiva; aspecto que guarda relação com as especificidades do Ensino Médio; a estrutura tradicional do ensino alicerçado sobre a idéia de classe homogênia e a baixa expectativa dos educadores em relação às possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência mental. Além disso; a falta de diretrizes para conduzir as adaptações curriculares e pedagógicas fragilizou a ação docente; resultando numa malfadada prática de integração escolar. Permeando todos os pontos de reflexão suscitados pelo estudo; consideramos que a inclusão de alunos com deficiência mental deve centrar-se numa prática pedagógica que rejeite a idéia de enquadrar todos os alunos a procedimentos didáticos universais cristalizados pelas práticas impostas pela pressão homogeneizadora; encontrando na escola condições favoráveis ao desenvolvimento de cada um; mediante os processos de aprendizagens; constituídos nas formas de mediação e interação social. |
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