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Título:  
  A inclusão do aluno com deficiência mental no ensino médio: um estudo de caso
Autor:  
  Ana Maria Leite Cavalcanti   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRN/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  313
Resumo  
  A defesa de uma escola inclusiva nos f?runs educacionais; em todo o mundo; tem incentivado a adoção de políticas educacionais inclusivas e a prática de inclusão no âmbito da escola; de modo que a escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns já faz parte da realidade dos sistemas educacionais. A inclusão escolar no Brasil; todavia; tem sido desenvolvida de forma lenta e suscitado inúmeros questionamentos; especialmente quando se trata da inclusão de alunos com deficiência mental em níveis de ensino mais elevados. Com base nisso e considerando que os estudos e pesquisa sobre o tema; na realidade brasileira; centram-se mais na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental; o presente estudo se propôs a analisar a inclusão de uma aluna com deficiência mental no Ensino Médio; numa escola da rede estadual ; na cidade do Natal-RN. Para responder às indagações propostas neste estudo; utilizamos uma metodologia de natureza qualitativa; do tipo Estudo de Caso e; para sua realização; fizemos uso da entrevista semi-estruturada e da observação livre no ambiente natural da escola. Participaram do estudo a aluna com deficiência mental; sua mãe e dois segmentos da escola investigada dos quais fizeram parte três profissionais da equipe administrativa pedagógica e quatro professores. A análise dos dados obtidos destacou a resistência da escola para responder à proposta pedagógica da educação inclusiva; aspecto que guarda relação com as especificidades do Ensino Médio; a estrutura tradicional do ensino alicerçado sobre a idéia de classe homogênia e a baixa expectativa dos educadores em relação às possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência mental. Além disso; a falta de diretrizes para conduzir as adaptações curriculares e pedagógicas fragilizou a ação docente; resultando numa malfadada prática de integração escolar. Permeando todos os pontos de reflexão suscitados pelo estudo; consideramos que a inclusão de alunos com deficiência mental deve centrar-se numa prática pedagógica que rejeite a idéia de enquadrar todos os alunos a procedimentos didáticos universais cristalizados pelas práticas impostas pela pressão homogeneizadora; encontrando na escola condições favoráveis ao desenvolvimento de cada um; mediante os processos de aprendizagens; constituídos nas formas de mediação e interação social.
     
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