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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,59
MB
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Título: |
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Beleza e poder na ginástica rítmica: reflexões para a educação física |
Autor: |
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Loreta Melo Bezerra Cavalcanti
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRN/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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364 |
Resumo |
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A beleza na Ginástica Rítmica (GR) se esboçou como condição de sua
existência. Para indagá-la tomamos o discurso sobre poder de Foucault (1971; 1979;
1987; 1988; 1997; 2003) e sua relação com a produção de saberes. Com base nessa
compreensão refletimos sobre as relações de poder na GR que se mediaram e
consolidaram pela regulamentação de sua prática; cujo Código de Pontuação tem
papel preponderante. Sendo assim; a GR construiu sua beleza através dos tempos
por meio de jogos de forças em que preponderaram a gestualidade de corpos
performáticos; através da disciplina. Esta configurou sentidos atrelados à coerçãoresistência
dos corpos: a produção de discursos. Por isso; pensando a beleza como
uma trama de discursos construídos por essas relações de poder-saber dos
investimentos do corpo na Ginástica Rítmica questionamos: Como o Código de
Pontuação regulamenta a Ginástica Rítmica para a construção da beleza? Qual a
relação entre poderes e saberes implicados nessa regulamentação? Para tanto; temos
como objetivos: Investigar a beleza na Ginástica Rítmica como saber produzido a
partir das relações de poder circunscritas nas regras da modalidade; e; Discutir a
beleza a partir da relação poder/saber como reflexão para o âmbito da Educação
Física. Como recurso metodológico utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo
(BARDIN; 1977) para analisar o Código de Pontuação de GR na versão 2005-2008.
Também fizemos uso de imagens de ginastas como recurso analógico para ampliar o
sentido das discussões. A leitura flutuante nos permitiu selecionar unidades
significativas e pautar nossas discussões em três eixos temáticos que compõem o
primeiro capítulo intitulado A beleza regulamentada. Neste; discutimos as
especificidades da GR; as prescrições dos usos do tempo e espaço e a configuração
do gesto técnico a partir da análise do Código. No segundo capítulo O corpo belo
transcende a regra realizamos algumas reflexões relacionadas à Educação Física;
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partindo da discussão do capítulo anterior; com enfoque em três tópicos: Poderes e
Saberes; Técnica e Estilo e Beleza e Educação. Constatamos assim; que a beleza da
Ginástica Rítmica contemporânea é permeada pelas suas regulamentações; mas foi e
continua sendo desenhada por mecanismos de poder-saber ao longo de sua
trajetória histórica. Mesmo o Código de Pontuação ditando condições para a beleza
na GR; esta se dá na possibilidade da criação do estilo próprio pela ginasta; na
possibilidade de viver o improviso e o imprevisto; de sensibilizar o público porque
o poder cria saberes e o corpo como suplantador; sempre criará novas formas de ser
belo. A constatação de que o Código de Pontuação produz a beleza e a ginasta a
reconstrói; continuamente; reatualizando as regras é uma reflexão importante para a
Educação Física no sentido de reafirmar que o corpo nunca é somente submisso;
pois mesmo na submissão é capaz de produzir saber; ser belo e criar novos sentidos
para a Cultura de Movimento.
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