Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  2,10 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  "2 filhos de Francisco": um fenômeno de público apoiado no enraizamento cultural brasileiro
Autor:  
  Sylvestre Luiz Thomaz Gonçalves Netto   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIP/COMUNICAÇÃO
Área Conhecimento  
  COMUNICAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  1.257
Resumo  
  O tema do presente trabalho é a produção independente 2 filhos de Francisco; e objetivou a análise das possíveis causas que o levaram a conquistar a condição de líder de audiência dos filmes brasileiros produzidos nos últimos vinte e cinco anos. Sob a ótica comercial; trata-se de um produto singular na filmografia brasileira; sua construção deve-se às figuras de Zezé Di Camargo e de Luciano; dupla composta por irmãos; estrelas de primeira grandeza no universo fonográfico brasileiro; detentores de resultados incomuns na vendagem de discos. Pautaram nossas análises; os processos externos e internos utilizados na produção do filme. Dentre as ilações delas retiradas; merecem destaque as mediações nele contidas; pautadas nas figuras dos sertanejos/retirantes e na trajetória heróica de seus personagens; o esmero técnico de que está revestido; e o suporte mercadológico que envolveu seu lançamento. O primeiro capítulo trata dos caráteres mercadológicos que compuseram o filme; analisando-os à luz das técnicas de marketing; e do processo midiático que o acompanhou. O segundo situa 2 filhos de Francisco na historiografia do cinema brasileiro; analisa as figuras dos heróis nele contidas; e é finalizado com um traço social do sertanejo nos dias atuais. No capítulo final; o filme foi decomposto em seis etapas e organizado a partir da tessitura da trilha sonora nas cenas que entendemos essenciais. Dentre os vários trabalhos que nos serviram de instrumental teórico; destacamos os estudos sobre as mediações de Jesús Martin-Barbero; o texto de Ismail Xavier que versa sobre o discurso cinematográfico; e no percurso do cinema brasileiro; Paulo Emílio Salles Gomes; Sidney Ferreira Leite e Pedro Butcher. Quando tratamos da figura do herói; nos apoiamos em Joseph Campbell; Lutz Müller; Junito de Souza Brandão; Sal Randazzo e Malena Segura Contrera. Outros autores e estudiosos das áreas de Comunicação; Sociologia e Mercadologia foram citados e contribuíram na construção deste texto.
     
    Baixar arquivo