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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,37
MB
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Título: |
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Educação física e saúde mental: uma prática de cuidado emergente em centros de atenção psicossocial (CAPS) |
Autor: |
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Felipe Wachs
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRGS/CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO FÍSICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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1.042 |
Resumo |
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Esta dissertação trata da relação entre educação física e saúde mental e tem como
principal objetivo discutir os sentidos que circulam em Centros de Atenção Psicossocial
(CAPS) sobre a presença de professores de educação física e sobre as práticas desenvolvidas
por eles no interior desse serviço. Sustenta-se no aporte teórico da Reforma Psiquiátrica e
inspira-se metodologicamente na cartografia. Através da análise documental da legislação
pertinente; de relatórios das conferências nacionais de saúde mental; da produção científica
encontrada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME) e posterior
garimpagem manual de outros textos acadêmicos; foram traçados movimentos de
aproximação entre as políticas públicas em saúde mental e a educação física. O trabalho de
campo foi realizado em três CAPS (do tipo II) da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde do
Estado do Rio Grande do Sul; os quais possuíam professores de educação física na
composição de suas equipes. As observações variaram entre dois meses e um ano; e foram
registradas em diários de campo. Do material produzido em campo foram selecionadas seis
vinhetas que permitem visualizar pontos de tensão entre educação física e saúde mental no
CAPS. Ao final da investigação foi possível perceber que a presença dos professores no
CAPS exige destes a incorporação de códigos e funções sociais da instituição que não se
resumem à simples implantação de programas de atividade física no interior do serviço; o que
permite vislumbrar a constituição de uma educação física que emerge do CAPS; em
contraposição a uma educação física imposta no CAPS. Ao mesmo tempo; a presença de
professores e de suas práticas mobiliza códigos e funções na busca por outras formas de
organizar o cuidado em saúde mental; identificadas com a reinserção social; a
desinstitucionalização e a humanização. |
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