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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,26
MB
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Título: |
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O Banco Mundial e a educação no Brasil: uma análise comparativa de processos de negociação |
Autor: |
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Celia Tanajura Machado
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFBA/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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408 |
Resumo |
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RESUMO
MACHADO; Célia T. O Banco Mundial e a educação no Brasil: uma análise comparativa de
processos de negociação
O presente trabalho tem por objetivo analisar comparativamente como ocorreram os
processos de negociação efetivados entre o Banco Mundial e o Estado da Bahia que
culminaram na realização dos acordos do Projeto Nordeste; Programa Fundescola e Projeto
Bahia. Consideram-se como aspectos teóricos importantes os estudos produzidos no campo da
educação referentes à atuação do Banco Mundial no Brasil; os projetos implementados no
Estado da Bahia nas últimas duas décadas; que contaram com o financiamento do Banco
Mundial; a literatura existente que trata da análise desses projetos; bem como estudos sobre
processos de negociação desenvolvidos na área de administração e alta gerência. A pesquisa
privilegia uma abordagem qualitativa; com base no estudo de caso holístico. A coleta de
dados centrou-se em documentos e entrevistas semi-estruturadas e os procedimentos de
análise na técnica de análise de conteúdo; o que permitiu a descrição dos casos e cruzamento
dos dados. Os resultados encontrados apontam para: a ausência de processos de preparação
para a negociação de acordos internacionais das equipes brasileiras; especialmente; no Estado
da Bahia; a necessidade de haver projetos consubstanciados; por parte dos negociadores do
estado proponente; quando do ingresso em processos de negociação; os problemas de
relacionamento entre os membros das equipes localmente; mas não com o Banco Mundial; a
falta de autonomia das equipes no contexto das negociações; a indefinição de modelos
estruturais para a implantação dos projetos; e a ausência de mecanismos que permitam a
capacitação institucional a partir de práticas desenvolvidas ou aprendidas durante as
negociações.
Palavras-chave: Banco Mundial processos de negociação Bahia Projeto Nordeste
Projeto Fundescola Projeto Bahia. |
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