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Título:  
  O computador no ensino de língua inglesa e os desafios à formação docente: um estudo de caso
Autor:  
  Sandra Mára Tiveron Juliano   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIUBE/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  203
Resumo  
  O avanço no conhecimento científico associado ao aparecimento de novas tecnologias de informação e comunicação vem transformando o modo como as pessoas pensam; se comportam e se relacionam socialmente. A sociedade e a escola em mudança também têm influenciado a formação inicial e a prática dos professores. Apoiando-se na perspectiva histórico-cultural e nos princípios da mediação elaborados por Vygotsky; este estudo tem como objeto a investigação do como e em que condições se dão; a relação professor/máquina/aluno; o que disso decorre para o ensino de Língua Inglesa e o papel do professor como mediador. Partimos do pressuposto de que professor e alunos são sujeitos em interação e sujeitos em desenvolvimento; que constroem conhecimento à medida em que se constituem. O objetivo é compreender como as ferramentas computacionais interferem no processo de formação docente e como elas possibilitam a otimização do processo ensino-aprendizagem e viabilizam a preparação dos futuros professores. A metodologia é qualitativa; na modalidade estudo de caso e busca mostrar a complexidade e as condições de fenômenos singulares; a imprevisibilidade e a originalidade criadora das relações interpessoais na contextualização da informática na educação em uma sociedade globalizada. Os sujeitos; alunos e professores de língua inglesa; são pesquisados em suas experiências computacionais cotidianas em sala de aula no contexto da instituição. Os resultados apontam que a formação de professores ainda caminha lentamente no que respeita à inserção das TICs em seu trabalho pedagógico. Falta preparo computacional técnico e pedagógico para a utilização do computador na concretização de uma aprendizagem eficiente.
     
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