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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
3,49
MB
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Título: |
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O computador no ensino de língua inglesa e os desafios à formação docente: um estudo de caso |
Autor: |
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Sandra Mára Tiveron Juliano
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIUBE/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2006 |
Acessos: |
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203 |
Resumo |
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O avanço no conhecimento científico associado ao aparecimento de novas tecnologias de informação e comunicação vem transformando o modo como as pessoas pensam; se comportam e se relacionam socialmente. A sociedade e a escola em mudança também têm influenciado a formação inicial e a prática dos professores. Apoiando-se na perspectiva histórico-cultural e nos princípios da mediação elaborados por Vygotsky; este estudo tem como objeto a investigação do como e em que condições se dão; a relação professor/máquina/aluno; o que disso decorre para o ensino de Língua Inglesa e o papel do professor como mediador. Partimos do pressuposto de que professor e alunos são sujeitos em interação e sujeitos em desenvolvimento; que constroem conhecimento à medida em que se constituem. O objetivo é compreender como as ferramentas computacionais interferem no processo de formação docente e como elas possibilitam a otimização do processo ensino-aprendizagem e viabilizam a preparação dos futuros professores. A metodologia é qualitativa; na modalidade estudo de caso e busca mostrar a complexidade e as condições de fenômenos singulares; a imprevisibilidade e a originalidade criadora das relações interpessoais na contextualização da informática na educação em uma sociedade globalizada. Os sujeitos; alunos e professores de língua inglesa; são pesquisados em suas experiências computacionais cotidianas em sala de aula no contexto da instituição. Os resultados apontam que a formação de professores ainda caminha lentamente no que respeita à inserção das TICs em seu trabalho pedagógico. Falta preparo computacional técnico e pedagógico para a utilização do computador na concretização de uma aprendizagem eficiente. |
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