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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A profissão docente na cidade de Pelotas: Associação Sul Rio-Grandense de Professores e Associação Católica de Professores (décadas de 1930 e 1940)
Autor:  
  Adriana Duarte Leon   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  410
Resumo  
  Esta pesquisa discute a valorização da profissão docente nas décadas de 1930 e 1940; no contexto de Pelotas; analisando sob quais aspectos a Associação Sul Rio-Grandense de Professores e a Associação Católica de Professores e Cultura Social desempenharam influência na constituição da profissão docente. O recorte temporal estabelecido para a pesquisa – as décadas de 1930 e 1940 – corresponde ao período inicial de atuação destas instituições (1930) e a um período significativo para as definições das políticas brasileiras de educação do século XX; quando se presenciou uma série de iniciativas nacionais para a educação; que delineiam características centrais para o sistema de ensino. As fontes utilizadas na pesquisa são orais e escritas. As orais constituem-se de entrevistas temáticas realizadas com professoras que atuaram no período. As fontes escritas são os registros encontrados na Associação Sul Rio-Grandense de Professores (atas das reuniões de Diretoria e atas das assembléias) e três jornais que circularam no período; em Pelotas; o jornal católico “A Palavra”; o “Diário Popular” e “A Opinião Pública”. A Associação Sul Rio-Grandense de Professores e a Associação Católica de Professores e Cultura Social ocuparam papel relevante no que se refere à valorização da profissão docente. Constituíram-se como importantes entidades representativas e contribuíram para a profissionalização e a valorização do professorado; realizando atividades de congregação e integração; atividades de formação; estimulando; assim; a construção de um fazer profissional específico do professor.
     
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