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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
749,68
KB
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Título: |
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A profissão docente na cidade de Pelotas: Associação Sul Rio-Grandense de Professores e Associação Católica de Professores (décadas de 1930 e 1940) |
Autor: |
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Adriana Duarte Leon
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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410 |
Resumo |
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Esta pesquisa discute a valorização da profissão docente nas décadas de 1930 e 1940; no
contexto de Pelotas; analisando sob quais aspectos a Associação Sul Rio-Grandense de Professores e a Associação Católica de Professores e Cultura Social desempenharam influência na constituição da profissão docente. O recorte temporal estabelecido para a pesquisa as décadas de 1930 e 1940 corresponde ao período inicial de atuação destas instituições (1930) e a um período significativo para as definições das políticas brasileiras de educação do século XX; quando se presenciou uma série de iniciativas nacionais para a educação; que delineiam características centrais para o sistema de ensino. As fontes utilizadas na pesquisa são orais e escritas. As orais constituem-se de entrevistas temáticas realizadas com professoras que atuaram no período. As fontes escritas são os registros
encontrados na Associação Sul Rio-Grandense de Professores (atas das reuniões de Diretoria e atas das assembléias) e três jornais que circularam no período; em Pelotas; o jornal católico A Palavra; o Diário Popular e A Opinião Pública. A Associação Sul Rio-Grandense de Professores e a Associação Católica de Professores e Cultura Social ocuparam papel relevante no que se refere à valorização da profissão docente. Constituíram-se como importantes entidades representativas e contribuíram para a profissionalização e a valorização do professorado; realizando atividades de congregação e integração; atividades de formação; estimulando; assim; a construção de um fazer profissional específico do professor. |
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