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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
7,49
MB
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Título: |
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A estratégia da produção e circulação católica do projeto editorial das coleções de Theobaldo Miranda Santos: (1945-1971) |
Autor: |
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Orlando José de Almeida Filho
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/SP/EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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679 |
Resumo |
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A investigação desse trabalho voltou-se para as coleções Curso de Psicologia e Pedagogia; Curso de Filosofia e Ciências e os volumes publicados nas coleções Atualidades Pedagógicas e Iniciação Científica de autoria do professor Theobaldo Miranda Santos. O período compreendido entre 1945 e 1971 corresponde ao tempo de vida das publicações em coleções. O autor foi também o editor de duas das coleções: Curso de Psicologia e Pedagogia e Curso Filosofia e Ciências. Ainda publicou alguns volumes nas coleções Atualidades Pedagógicas e Iniciação Científica dirigidas inicialmente por Fernando de Azevedo até 1946 e; posteriormente; por Damasco Penna. Inserida na perspectiva da História Cultural; a pesquisa pretende operar com o estudo das coleções em sua materialidade tendo em vista as estratégias da produção; circulação; apropriação e imposição do modelo católico como projeto político educacional. A produção e edição das coleções estavam inseridas em um contexto de disputas pelo domínio do campo educacional; sobretudo entre os pioneiros e católicos. A partir da edição; produção e circulação desses materiais; nas quais se percebem as tramas e disputas pela conquista do lugar educativo; também é possível compreender como os saberes veiculados pelas coleções construíram e prescreveram práticas pedagógicas fundamentadas no modelo pedagógico católico. A partir dessa problemática; o trabalho busca compreender; por meio da análise material das coleções; quais foram as estratégias editoriais e católicas utilizadas para conquistar o mercado em um processo de modelização de uma pedagogia que trazia em seus volumes prescrições norteadoras de saberes voltados para a formação do professor. As coleções fizeram parte de um projeto amplo por parte dos católicos de intervir na cultura; modelando saberes na perspectiva católica. |
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