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Título:  
  Educação a distância na capacitação de Agentes Comunitários de Saúde na área de saúde auditiva infantil
Autor:  
  Tatiana Mendes De Melo   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  USP/FOB/FONOAUDIOLOGIA
Área Conhecimento  
  FONOAUDIOLOGIA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  206
Resumo  
  O objetivo do presente estudo foi avaliar a efetividade da capacitação dos agentes comunitários de saúde; por meio da videoconferência; na área de saúde auditiva infantil. Participaram da pesquisa 50 profissionais divididos aleatoriamente em dois grupos de acordo com a metodologia de ensino: 31 agentes comunitários de saúde participaram da capacitação de forma presencial e 19 por meio de videoconferência. A atividade ocorreu em um encontro de oito horas; por meio de aulas expositivas sobre o conteúdo ministrado e a utilização do material adaptado Primary ear and hearing care training resource – basic; intermediate and advanced levels (WHO; 2006) proposto pela Organização Mundial da Saúde; de forma simultânea para ambos os grupos. A capacitação contemplou os temas: Audição e deficiência auditiva; Tipos; prevenção e causas da deficiência auditiva; Técnicas de identificação e diagnóstico da deficiência auditiva e Aspectos gerais da deficiência auditiva. A efetividade da capacitação por meio da videoconferência foi avaliada por meio de questionário pré e pós-capacitação aplicado aos agentes comunitários de saúde (WHO; 2006). Adicionalmente; outro questionário foi aplicado a fim de verificar a qualidade da capacitação e satisfação dos participantes. Os resultados demonstraram que ambos os grupos apresentaram diferença estatisticamente significante quando considerado o desempenho apresentado no instante pré e póscapacitação; de forma mais expressiva para o grupo que participou da capacitação de forma presencial; tanto na análise do escore total como quando considerado os temas abordados separadamente. A análise qualitativa da videoconferência como metodologia de ensino comparada a capacitação presencial; de acordo com a visão dos ACS foi muito semelhante; sendo considerada de fácil entendimento permitindo a interação com o ministrante. A videoconferência como metodologia de ensino é efetiva para a capacitação dos agentes comunitários de saúde na área de saúde auditiva; porém deve ser utilizada de forma complementar à capacitação realizada de forma presencial.
     
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