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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
4,72
MB
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Título: |
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Educação a distância na capacitação de Agentes Comunitários de Saúde na área de
saúde auditiva infantil |
Autor: |
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Tatiana Mendes De Melo
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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USP/FOB/FONOAUDIOLOGIA |
Área Conhecimento |
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FONOAUDIOLOGIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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206 |
Resumo |
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O objetivo do presente estudo foi avaliar a efetividade da capacitação dos agentes
comunitários de saúde; por meio da videoconferência; na área de saúde auditiva
infantil. Participaram da pesquisa 50 profissionais divididos aleatoriamente em dois
grupos de acordo com a metodologia de ensino: 31 agentes comunitários de saúde
participaram da capacitação de forma presencial e 19 por meio de videoconferência.
A atividade ocorreu em um encontro de oito horas; por meio de aulas expositivas
sobre o conteúdo ministrado e a utilização do material adaptado Primary ear and
hearing care training resource basic; intermediate and advanced levels (WHO;
2006) proposto pela Organização Mundial da Saúde; de forma simultânea para
ambos os grupos. A capacitação contemplou os temas: Audição e deficiência
auditiva; Tipos; prevenção e causas da deficiência auditiva; Técnicas de
identificação e diagnóstico da deficiência auditiva e Aspectos gerais da deficiência
auditiva. A efetividade da capacitação por meio da videoconferência foi avaliada por
meio de questionário pré e pós-capacitação aplicado aos agentes comunitários de
saúde (WHO; 2006). Adicionalmente; outro questionário foi aplicado a fim de
verificar a qualidade da capacitação e satisfação dos participantes. Os resultados
demonstraram que ambos os grupos apresentaram diferença estatisticamente
significante quando considerado o desempenho apresentado no instante pré e póscapacitação;
de forma mais expressiva para o grupo que participou da capacitação
de forma presencial; tanto na análise do escore total como quando considerado os
temas abordados separadamente. A análise qualitativa da videoconferência como
metodologia de ensino comparada a capacitação presencial; de acordo com a visão
dos ACS foi muito semelhante; sendo considerada de fácil entendimento permitindo
a interação com o ministrante. A videoconferência como metodologia de ensino é
efetiva para a capacitação dos agentes comunitários de saúde na área de saúde
auditiva; porém deve ser utilizada de forma complementar à capacitação realizada
de forma presencial. |
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