Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  822.96 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Marketing no futebol: uma análise dos serviços oferecidos nos estádios de Fortaleza
Autor:  
  Sérgio Luiz Machado Borba   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFC/ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Área Conhecimento  
  ADMINISTRAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  301
Resumo  
  Esta dissertação analisa os serviços oferecidos aos torcedores; tanto nos estádios quanto no entorno de uma partida de futebol. Os estádios pesquisados são os dois maiores da cidade de Fortaleza; Plácido Aderaldo Castelo; chamado Castelão; e Presidente Vargas; sob a ótica dos torcedores dos três maiores clubes da cidade. Trata; inicialmente de apresentar a cronologia histórica desses estádios. O referencial teórico mostra as transformações ocorridas no futebol; desde sua origem até o momento da consolidação do profissionalismo. Apresenta; ainda; a rede de relações dos agentes envolvidos no futebol; que buscam por receitas adicionais neste mercado específico. Destaca a importância da qualidade dos serviços à disposição do cliente e da preocupação do marketing tradicional e esportivo como temas que fundamentam a pesquisa realizada. Na pesquisa; como instrumento de captação de dados; utilizou-se entrevistas estruturadas e elaborou-se o método da amostragem probabilístico. A partir da pesquisa realizada; apresenta a análise dos resultados obtidos na avaliação dos serviços oferecidos em torno dos estádios de futebol.
     
    Baixar arquivo