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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
7,35
MB
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Título: |
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Arquitetura escolar inclusiva: construindo espaços para educação infantil |
Autor: |
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Telma Cristina Pichioli de Carvalho
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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USP/SC/ARQUITETURA E URBANISMO |
Área Conhecimento |
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ARQUITETURA E URBANISMO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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856 |
Resumo |
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Este trabalho trata da adequação do espaço para a escola infantil como um dos requisitos básicos para a inclusão da criança com necessidade especial. A pesquisa foi direcionada para as necessidades especiais físicas e visuais pois são as que demandam maiores adequações no espaço físico. O objetivo é o de lançar diretrizes de projeto arquitetônico para escolas de educação infantil; tornando esses espaços adequados às crianças com necessidades físicas e visuais. Desta forma; as crianças terão mais autonomia para vivenciar o espaço escolar e terão melhores condições de aprendizagem. O ambiente escolar deve oferecer espaços seguros; acessíveis e compatíveis com a metodologia pedagógica. Foi realizada uma pesquisa junto às Escolas de Educação Infantil na
cidade de São Carlos que atendiam em 2006; crianças com necessidades especiais; para detectar os problemas espaciais nos ambientes escolares infantis. Para coleta de dados foram utilizados vários procedimentos: entrevistas com diretores; aplicação de
questionários aos pais e professores; realização de desenhos temáticos pelos alunos; fotografias e vistorias técnicas. Com base nos resultados da coleta de dados e levantamento
bibliográfico; no final são apresentadas diretrizes de projeto arquitetônico. Tais diretrizes têm como objetivo tornar adequados os edifícios escolares destinados à educação infantil; otimizando o desempenho das crianças; principalmente das que apresentam necessidades especiais. |
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