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Título:  
  Arquitetura escolar inclusiva: construindo espaços para educação infantil
Autor:  
  Telma Cristina Pichioli de Carvalho   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  USP/SC/ARQUITETURA E URBANISMO
Área Conhecimento  
  ARQUITETURA E URBANISMO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  856
Resumo  
  Este trabalho trata da adequação do espaço para a escola infantil como um dos requisitos básicos para a inclusão da criança com necessidade especial. A pesquisa foi direcionada para as necessidades especiais físicas e visuais pois são as que demandam maiores adequações no espaço físico. O objetivo é o de lançar diretrizes de projeto arquitetônico para escolas de educação infantil; tornando esses espaços adequados às crianças com necessidades físicas e visuais. Desta forma; as crianças terão mais autonomia para vivenciar o espaço escolar e terão melhores condições de aprendizagem. O ambiente escolar deve oferecer espaços seguros; acessíveis e compatíveis com a metodologia pedagógica. Foi realizada uma pesquisa junto às Escolas de Educação Infantil na cidade de São Carlos que atendiam em 2006; crianças com necessidades especiais; para detectar os problemas espaciais nos ambientes escolares infantis. Para coleta de dados foram utilizados vários procedimentos: entrevistas com diretores; aplicação de questionários aos pais e professores; realização de desenhos temáticos pelos alunos; fotografias e vistorias técnicas. Com base nos resultados da coleta de dados e levantamento bibliográfico; no final são apresentadas diretrizes de projeto arquitetônico. Tais diretrizes têm como objetivo tornar adequados os edifícios escolares destinados à educação infantil; otimizando o desempenho das crianças; principalmente das que apresentam necessidades especiais.
     
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