Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  5,37 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  15 minutos de fama: Andy Warhol e a hegemonia americana
Autor:  
  Lígia Almeida da Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UERJ/HISTÓRIA
Área Conhecimento  
  HISTÓRIA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  472
Resumo  
  Esta proposta procurou estabelecer o desenvolvimento e as obras do período pop; principalmente do artista Andy Warhol; como registros da história recente americana. Mostra também; uma correlação entre estas obras com a ideologia do consumo estabelecida nos anos seguintes a II Guerra Mundial; e que possibilitou a estabilização da hegemonia política; cultural e econômica dos Estados Unidos. Associou-se ainda a participação dos meios de comunicação de massa e da publicidade nesse processo; como divulgadores e propagadores da ideologia do consumo e; concomitantemente; fontes temáticas das obras de Warhol e outros artistas pop. Apresenta também a relação entre as mudanças geradas no pós II Guerra com elementos da atualidade; que sugerem um possível declínio desta hegemonia e; que se denominou contemporaneidade pop. Para isso realizou-se análises de algumas das obras mais características desse artista; associado a estudos bibliográficos específicos e gerais relacionados ao tema. Palavras-
     
    Baixar arquivo