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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
823,17
KB
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Título: |
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A hora e a vez do preceptor em educação a distância: novos olhares sobre sua formação, trabalho e identidade |
Autor: |
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Eliana Freitas Silva
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIUBE/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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336 |
Resumo |
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Esta pesquisa tem por proposta investigar e analisar as funções; a formação e a importância do preceptor na modalidade EAD. Adotamos uma abordagem qualitativa com a realização de entrevistas semi-estruturadas; análise documental; levantamento bibliográfico e observação participativa. Trabalhamos com dois eixos investigativos. No primeiro eixo; a EAD e o seu crescimento desde as últimas décadas do século XX; traçamos a trajetória da EAD no Brasil; a qual se inicia sob a forma de uma educação de massa; descontextualizada das necessidades do aluno; culminando; nos últimos anos; com uma proposta de educação mais aberta; flexível e de acordo com a realidade dos alunos e as necessidades do mercado. Com relação ao segundo eixo; a formação de preceptores; partimos das concepções teóricas sobre a formação do professor. Consideramos que a formação do professor e do preceptor trilha os mesmos caminhos; pois a atuação do preceptor ocorre no âmbito do mesmo processo de ensino. Também abordamos a questão da identidade do preceptor; que ora se identifica e é identificado com o ofício de professor; ora com o do próprio preceptor. A partir do confronto das informações obtidas na pesquisa de campo e da revisão bibliográfica; a pesquisa indicou que de fato o preceptor desempenha uma nova função no contexto da EAD e oferece aos educandos um suporte cognitivo; motivacional; afetivo e social; constituindo-se em um elemento dinâmico e essencial nesta modalidade de ensino. Todavia; a identidade do preceptor ainda não está bem definida: oscila e engloba funções técnico-administrativas e de professor. |
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