Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  823,17 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A hora e a vez do preceptor em educação a distância: novos olhares sobre sua formação, trabalho e identidade
Autor:  
  Eliana Freitas Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIUBE/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  LINGÜÍSTICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  336
Resumo  
  Esta pesquisa tem por proposta investigar e analisar as funções; a formação e a importância do preceptor na modalidade EAD. Adotamos uma abordagem qualitativa com a realização de entrevistas semi-estruturadas; análise documental; levantamento bibliográfico e observação participativa. Trabalhamos com dois eixos investigativos. No primeiro eixo; a EAD e o seu crescimento desde as últimas décadas do século XX; traçamos a trajetória da EAD no Brasil; a qual se inicia sob a forma de uma educação de massa; descontextualizada das necessidades do aluno; culminando; nos últimos anos; com uma proposta de educação mais aberta; flexível e de acordo com a realidade dos alunos e as necessidades do mercado. Com relação ao segundo eixo; a formação de preceptores; partimos das concepções teóricas sobre a formação do professor. Consideramos que a formação do professor e do preceptor trilha os mesmos caminhos; pois a atuação do preceptor ocorre no âmbito do mesmo processo de ensino. Também abordamos a questão da identidade do preceptor; que ora se identifica e é identificado com o ofício de professor; ora com o do próprio preceptor. A partir do confronto das informações obtidas na pesquisa de campo e da revisão bibliográfica; a pesquisa indicou que de fato o preceptor desempenha uma nova função no contexto da EAD e oferece aos educandos um suporte cognitivo; motivacional; afetivo e social; constituindo-se em um elemento dinâmico e essencial nesta modalidade de ensino. Todavia; a identidade do preceptor ainda não está bem definida: oscila e engloba funções técnico-administrativas e de professor.
     
    Baixar arquivo