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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
7,12
MB
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Título: |
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A Representação Juvenil do Desenvolvimento Regional |
Autor: |
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Carina Santos de Almeida
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNISC/DESENVOLVIMENTO REGIONAL |
Área Conhecimento |
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PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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485 |
Resumo |
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Este trabalho refere-se a uma pesquisa desenvolvida durante a realização do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC/RS. Seu objetivo foi analisar como a percepção do desenvolvimento regional; por meio da herança patrimonial dos jovens migrantes e de segunda geração residentes em Santa Cruz do Sul (RS); pode condicionar a auto-percepção destes jovens enquanto atores sociais do desenvolvimento. A transmissão da herança patrimonial (memória coletiva) de uma comunidade está articulada com a condição de homo situs e seu habitus social; as cidades de porte médio configuram-se pólos atrativos à mobilidade espacial; e a composição socioeconômica; étnica e cultural destas sociedades podem se alterar à medida que novos atores do desenvolvimento passam a integrar a sociedade. A herança patrimonial pode ser afetada quando as novas gerações são compostas; em sua maioria; por jovens migrantes; sem maiores vínculos com o patrimônio simbólico da sociedade de destino. O desenvolvimento regional compreende os jovens herdeiros e/ou provindos da mobilidade espacial; por intermédio de aspectos simbólicos relativos à articulação entre passado; presente e futuro na comunidade hospedeira. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de um formulário (entrevista individual); e por meio da participação de quarenta jovens migrantes e de segunda geração voluntários para a constituição de cinco grupos focais; situados em cinco escolas de ensino médio de Santa Cruz do Sul (RS); no decorrer de 2007; quando se discutiu a percepção do desenvolvimento regional. As escolas se localizam em bairros distintos e atendem estudantes de diversos estratos sociais urbanos; sendo quatro escolas da rede pública e uma da rede particular de ensino. As entrevistas coletivas foram transcritas; textualizadas e transformadas em documento escrito. Os dados qualitativos foram submetidos à análise da metodologia da História Oral; por meio da técnica focus group. A memória do desenvolvimento mostrou-se relacionada com a situação socioeconômica e cultural dos jovens na medida em que estes se situam a partir dos distintos espaços que ocupam e transitam no tecido urbano e das noções de pertencimento para narrar o desenvolvimento local por meio da herança patrimonial (transmitida de forma oral e a partir dos vínculos intergeracionais e dos eventos comemorativos). Os narradores juvenis são influenciados pelas relações familiares; pela questão monoparental e pelo processo migratório; assim; a história e a memória dos jovens estão baseadas no presentismo; na trajetória juvenil e indicou um hiato de memória. A ausência de diálogo geracional familiar e local evidenciou dificuldades de filiação por parte dos jovens; especialmente migrantes; pois eles não se perceberam como herdeiros do patrimônio simbólico e da herança imaterial da cidade; a fala de alguns acusou uma violência simbólica; quando suas narrativas apontam para uma auto-exclusão em relação à sociedade acolhedora. A memória de Santa Cruz do Sul se refere à tríade colonização alemã; industrialização do fumo e desenvolvimento regional. A percepção dos jovens sobre o desenvolvimento regional esteve sempre balizada por essa memória transmitida oralmente no círculo social dos jovens; mas também pelos meios de comunicação. Por fim; os jovens entrevistados se percebiam enquanto atores do desenvolvimento quando havia um projeto de vida vinculado aos campos de possibilidades do local. Com isso; esta pesquisa vem a contribuir aos estudos sobre o desenvolvimento regional no Brasil meridional; bem como para a prospecção de compreensão das distintas realidades regionais e suas implicações ao desenvolvimento; por meio da percepção de jovens atores sociais. |
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