|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,18
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Empreendedorismo e inovação: uma análise teórico-empírica sobre a percepção dos alunos da EAUFBA |
Autor: |
|
Danilo Da Silva Laborda
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFBA/ADMINISTRAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
ADMINISTRAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2007 |
Acessos: |
|
914 |
Resumo |
|
Esta pesquisa buscou conhecer a percepção dos alunos do último ano do curso de
graduação em administração da EAUFBA sobre questões relacionadas ao
empreendedorismo e a inovação. De forma mais específica; buscou-se investigar;
mediante o resultado da construção de mapas cognitivos e de respostas a questões
quantitativas; o grau de associação existente entre os conceitos de
empreendedorismo e de inovação; as percepções sobre os desafios da instituição e
do seu corpo docente no processo de incentivo ao empreendedorismo e de
integração da EAUFBA ao Sistema Nacional de Inovação. Além disso; mapeou-se o
grau de adesão da amostra a iniciativas empreendedoras; bem como o grau de
inovatividade dos projetos; tipos de inovação existentes e motivos para o não
engajamento nas iniciativas empreendedoras. A análise dos dados coletados
apontou que o grau de associação entre os conceitos de empreendedorismo e
inovação ainda é baixo; que o corpo docente é visto como o grande responsável
pelo incentivo ao engajamento em iniciativas empreendedoras e que a percepção da
importância das redes de integração entre diversas instituições para o
desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação ainda ocorre de maneira
incipiente. O percentual da amostra envolvido em iniciativas empreendedoras; 17;1%
chega a surpreender positivamente; considerando que a pesquisa captou também
a ausência de um viés de estímulo ao empreendedorismo na estratégia educacional
da instituição. Os resultados obtidos por esta pesquisa reforçam a necessidade de
uma discussão mais ampla sobre o posicionamento da EAUFBA como uma das
principais instituições responsáveis na região nordeste pelo desenvolvimento do
moderno profissional em administração. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|