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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
297.70
KB
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Título: |
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Formação cultural, semiformação e indústria cultural: contribuições de Theodor W. Adorno para pensar a educação |
Autor: |
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Belkis Souza Bandeira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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605 |
Resumo |
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Este trabalho busca; amparado em categorias do pensamento de Theodor Adorno;
contribuições para pensar a educação hoje. Retoma o conceito formação cultural
(Bildung); desde o Iluminismo; até desembocar no que; contemporaneamente; é
definido por Adorno como semiformação(Halbbildung); busca demonstrar a
intrínseca relação entre educação e formação cultural como processos que se
entrelaçam. Quando a produção simbólica; própria do processo da cultura; distanciase
do genuíno saber popular e aproxima-se dos interesses do mercado; convertida
em mercadoria pela indústria cultural; encontra-se as bases para consolidação do
que; para Adorno; constitui o processo de semiformação; onde se desarticulam as
condições subjetivas que possibilitam a efetivação do caráter emancipatório da
Formação. Este fenômeno de mercantilização da cultura é caracterizado por Adorno
como Indústria Cultural; pois não se trata de um fenômeno cultural produzido
espontaneamente pelas massas; mas sim de uma atividade econômica organizada
nos moldes do capitalismo monopolista e que atua como legitimação de um padrão
de dominação e integração de grupos sociais que são diferentes entre s. Reflete o
processo de de-sensibilização e desenvolvimento de mecanismos de defesa que
tornam os indivíduos indiferentes às barbáries a que são cotidianamente
submetidos. Propõe-se a refletir sobre a possibilidade de um pensamento crítico;
como espaço de resistência a este modelo que vigora na sociedade administrada;
primeiramente buscando fundamentar a possibilidade da arte enquanto um espaço
de resistência à racionalidade instrumental e; num segundo momento; voltando esta
problematização para pensar o mundo da educação; entendida; em última análise;
com uma mediação da proposta de formação cultural (Bildung). Considerando-se
que um processo de formação estética; numa perspectiva educacional; possibilita
análises dos elementos estéticos num contexto cultural formativo para a sociedade
atual; atualizando a arte na conjuntura histórica de forma dialética; pela correlação
dinâmica que a dimensão estética contém; não apenas como forma expressiva do
real; mas enquanto realidade histórica que fala numa linguagem para além da lógica
da razão instrumental e que exige outros níveis de percepção; uma outra dimensão
de relacionamento do homem com o mundo; com a natureza e com outro; a partir da
perspectiva estética; procura tematizar uma concepção de mundo que evoque outra
racionalidade; que não a instrumental com a qual a razão hoje se identifica e a torna
cega para a violência por ela praticada nos vários âmbitos da vida contemporânea. |
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