Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  439,25 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Currículo e educação de surdos
Autor:  
  Daniele de Paula Formozo   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  420
Resumo  
  Este trabalho discute o currículo na educação de surdos em escolas regulares; mais especificamente no Colégio Municipal Pelotense; em Pelotas - RS. Entendo a educação dos surdos através do olhar desenvolvido pelos Estudos Culturais e das perspectivas pós-estruturalistas; e; mais especificamente; dos Estudos Surdos em Educação; que pensam a surdez não como uma deficiência; mas como uma diferença estabelecida através da experiência visual que produz uma cultura própria; mediada pelo uso da língua de sinais. entre outros; analiso aspectos sobre cultura e identidades surdas; educação inclusiva e currículo. Entrevistei quatro professores surdos estudantes do Curso de Letras-Libras e procurei analisar sua experiência como professores e alunos; além de minha própria experiência como professora de surdos e pesquisadora na área da surdez e educação. Utilizo o conceito de experiência como aquilo que nos passa; que nos forma e transforma; como escreve Jorge Larrosa. Procurei cruzar as respostas dos entrevistados com o referencial teórico e com documentos escritos pela comunidade surda nos quais é explicitada a educação que os surdos desejam; problematizando; dessa forma; o currículo na educação de surdos.
     
    Baixar arquivo