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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
439.25
KB
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Título: |
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Currículo e educação de surdos |
Autor: |
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Daniele de Paula Formozo
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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444 |
Resumo |
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Este trabalho discute o currículo na educação de surdos em escolas regulares; mais especificamente no Colégio Municipal Pelotense; em Pelotas - RS. Entendo a educação dos surdos através do olhar desenvolvido pelos Estudos Culturais e das perspectivas pós-estruturalistas; e; mais especificamente; dos Estudos Surdos em Educação; que pensam a surdez não como uma deficiência; mas como uma diferença estabelecida através da experiência visual que produz uma cultura própria; mediada pelo uso da língua de sinais. entre outros; analiso aspectos sobre cultura e identidades surdas; educação inclusiva e currículo. Entrevistei quatro professores surdos estudantes do Curso de Letras-Libras e procurei analisar sua experiência como professores e alunos; além de minha própria experiência como professora de surdos e pesquisadora na área da surdez e educação. Utilizo o conceito de experiência como aquilo que nos passa; que nos forma e transforma; como escreve Jorge Larrosa. Procurei cruzar as respostas dos entrevistados com o referencial teórico e com documentos escritos pela comunidade surda nos quais é explicitada a educação que os surdos desejam; problematizando; dessa forma; o currículo na educação de surdos. |
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