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Título:  
  Fatores críticos de sucesso da educação empreendedora: o caso do instituto nacional de telecomunicações
Autor:  
  Maria Helena Ferreira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIFEI/ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Área Conhecimento  
  ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  227
Resumo  
  A crescente concorrência por uma vaga no mercado de trabalho fez do processo de abrir o próprio negócio uma alternativa para escapar do desemprego; obter realização pessoal e profissional. As Instituições de Ensino Superior (IES) desempenham um importante papel na disseminação de conhecimentos e são percebidas nesse trabalho como ambiente favorável ao ensino do empreendedorismo na forma da Educação Empreendedora; estruturada ou não. Após uma revisão na literatura específica; são identificados os doze Fatores Críticos de Sucesso (FCS) da Educação Empreendedora no contexto de uma IES; divididos em três grupos: Pessoais (ligados ao empreendedor); Instituição de Ensino Superior e Instituições de apoio. Esses FCS são analisados no caso do Instituto Nacional de Telecomunicações; o INATEL; localizado em Santa Rita do Sapucaí (Minas Gerais) e investigados à luz da sua relação com a criação de novas empresas de base tecnológica. Conclui-se que para o caso estudado sete FCS da Educação Empreendedora se mostraram relevantes; com destaque para a existência de um Núcleo de Empreendedorismo e a participação do aluno no processo de ensino/aprendizagem. Porém; fatores externos e não contemplados na literatura como a cultura local também influenciam na decisão de abrir o próprio negócio. Lançar-se na atividade empresarial no contexto do INATEL é uma junção de oportunidade de negócio identificada; ambiente propício; recursos e a figura do empreendedor influenciada pelos FCS da Educação Empreendedora.
     
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