|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,07
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Aspectos pedagógicos do desenho animado infantil Bob esponja |
Autor: |
|
Renata Boutin
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UMESP/COMUNICAÇÃO SOCIAL |
Área Conhecimento |
|
COMUNICAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2006 |
Acessos: |
|
336 |
Resumo |
|
Este estudo teve como objetivo refletir sobre a importância de se entender o desenho animado para publico infantil para além do entretenimento; como rica fonte de apreensão de significados. O desenho animado escolhido para análise foi o infantil "Bob esponja"; que apresenta elementos típicos da comédia como simplicidade; exagero; inconveniência e irreverência. O trabalho foi construído pela escolha de quatro episódios; selecionados por apresentarem enredos que tratavam dos temas família (Beijos da vovó); mentira (Chocolate com nozes); doença (Espuma) e disputa (Jogos do mestre-cuca) e sua intersecção com a fundamentação teórica oferecida pela análise do discurso; aspectos da linguagem audiovisual e considerações sobre as relações existentes entre o público infantil e a TV. Através da leitura do discurso dos episódios selecionados foi possível a verificação da presença de traços de um discurso pedagógico fundido no macro discurso do entretenimento |
|
|
|
|
|
|
|
|
|