Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  5.69 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Por trás do computador: sentimentos expressos nas trajetórias de aprendência em educação a distância (sem distância)
Autor:  
  Berenice Gonçalves Hackmann   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/RS/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  397
Resumo  
  Há alguns anos; cresce o número de professores e alunos que se estão interessando pela Educação a Distância; com suas potencialidades; possibilidades e limitações; para o exercício da docência e da aprendizagem. Assim; a partir da indagação inicial - Como os sentimentos de alunos de um curso de especialização a distância podem ser evidenciados na virtualidade e como podem ser compreendidos/explicados? - objetivou-se compreender/explicar como se expressam os sentimentos que permeiam essa modalidade de educação; visando à construção de pontos de referência para a reflexão da vivência discente em Educação a Distância e; como decorrência; propiciar a reflexão sobre a docência imersa e emersa das novas tecnologias. No cenário escolhido; as mensagens postadas nos fóruns; assim como imagens publicadas no ambiente de interação; por doze participantes que atuam em áreas diversas de conhecimento; constituíram o campo de análise desta pesquisa qualitativa inserida em uma abordagem compreensiva/explicativa apoiada no Paradigma da Complexidade; proposto por Edgar Morin. A pesquisa confirmou a tese Os sentimentos expressam-se; na virtualidade; mediados por registros gráficos e textuais possíveis de serem compreendidos/explicados através da tradução/construção de suas evidências explicitadas pela serendipidade e o estudo permitiu reflexões sobre a importância da sensibilidade e competência do professor em lidar com essas evidências como via de melhor conhecer o aluno e de tornar a Educação a Distância uma Educação sem Distância.
     
    Baixar arquivo