|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,12
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Buscando a Assistência Humanizada: Percepção do Acompanhante em Unidade de Terapia Intensiva |
Autor: |
|
Fernanda de Cassia Israel
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNESP/BOT/ENFERMAGEM |
Área Conhecimento |
|
ENFERMAGEM |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
342 |
Resumo |
|
A humanização é vista como um conjunto complexo de atitudes e ações motivadas por pensamentos éticos; humanísticos; sociais e holísticos. Hoje; a proposta de humanização em UTI tem um horizonte mais amplo; englobando desde o ambiente físico até as relações entre as equipes de saúde. Dessa forma; valorizar a presença de acompanhantes na instituição hospitalar e apreender sua percepção é um processo fundamental para o alcance de uma prática assistencial realmente humanizada. Assim; esse estudo tem o objetivo de analisar a percepção do acompanhante de pacientes que estão em processo de hospitalização; na busca da assistência humanizada em Unidade de Terapia Intensiva. É uma pesquisa de abordagem qualitativa; sendo entrevistados os acompanhantes nas UTIs pediátrica e coronariana do HC da Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP. Os depoimentos foram analisados através da Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (96). As categorias identificadas foram: acolhimento e ambiente da UTI: estrutura física e profissionais de saúde. As percepções dos familiares em ser acompanhante refletem uma não diferenciação em ser acompanhante e ser visitante; porém enfatizam que a presença da família; mesmo nos horários de visitas; auxilia na recuperação do paciente; como também os tranqüilizam. Os acompanhantes consideram as informações fornecidas pelos profissionais de saúde; adequadas e verdadeiras. O atendimento das unidades é percebido como satisfatório; porém revelam ser necessário um repensar sobre as normas e rotinas das unidades; principalmente em relação aos horários de visitas. A percepção sobre acomodação reflete a possibilidade de estar próximo ao paciente; porém revelam a dificuldade por não ter um local apropriado para se acomodar que se localize próximo a UTI. Percebem ainda que o HC seja um local apropriado e com recursos humanos e tecnológicos satisfatórios para atender o paciente crítico. Frente à percepção dos acompanhantes identifica-se as necessidades dos mesmos. A necessidade de propor estratégias de informação sobre os direitos dos usuários; o preparo da equipe de saúde para receber e acolher o acompanhante; a efetivação das práticas de ações humanizadas referentes ao ambiente físico; regras e equipe multiprofissional. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|