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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
681,38
KB
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Título: |
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O ócio em Macunaíma: um constituinte de liberdade |
Autor: |
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Fábio de Sousa Dantas
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPB/J.P./LETRAS |
Área Conhecimento |
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LETRAS |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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1.475 |
Resumo |
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A dissertação O ócio em Macunaíma: um constituinte da liberdade tem como
objetivo a análise do personagem Macunaíma; levando em conta que a sua ociosidade; vista
aqui como uma oposição ao trabalho e como impulsionadora de seu gênio libertário;
caracteriza-se como um dos procedimentos que rompem com os paradigmas da literatura
produzida no Brasil antes da Semana de Arte Moderna. A partir de pesquisa que revela os
pontos de distanciamento entre as concepções de ócio e de trabalho sendo o ócio entendido
como promotor da liberdade; e o trabalho como uma ação que regride a inteligência; em
virtude de vetar os seus estímulos de liberdade compreende-se o arquétipo da preguiça
vivenciado pelo personagem de Mário de Andrade como uma representação dos ideais de
liberdade e de ruptura com a tradição literária; sendo estes alguns dos eixos estruturantes do
Modernismo no Brasil.
O primeiro capítulo conta com uma explanação teórica acerca do conceito de ócio;
de modo a elucidá-lo como uma ação demarcadora da liberdade; no segundo capítulo; discutese
sobre o enquadramento de Macunaíma junto às tendências comuns da concepção de
ruptura estética na Arte Moderna. O conceito de Modernismo é tratado com a devida atenção
às implicações sociais; políticas e históricas do período em que foi produzida a obra; por fim;
o terceiro capítulo corresponde à análise; onde o conceito de ócio funcionando como
premissa de liberdade é representado simbolicamente nas ações do personagem Macunaíma.
Utilizam-se passagens da obra que estão condizentes com a proposta de leitura aqui alçada. E;
assim; através da exposição crítica; munida de método que harmonize o contexto exterior à
obra com o seu desencadeamento; podemos dar mais um ângulo de visão à rapsódia
Macunaíma. |
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