|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
4,72
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Ciência, Educação e Sociedade: o caso do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC) e da Fundação Brasileira de Ensino de Ciências (FUNBEC) |
Autor: |
|
Antonio Carlos Souza De Abrantes
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
FIOCRUZ/HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS |
Área Conhecimento |
|
HISTÓRIA |
Nível |
|
Doutorado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
984 |
Resumo |
|
O IBECC como Comissão Nacional da UNESCO no Brasil foi criado logo após o fim da
Segunda Guerra com o objetivo de atuar em projetos de educação; ciência e cultura. A
iniciativa surge de um contexto internacional que destacava cada vez mais o papel da
ciência no desenvolvimento das nações e que irá encontrar em São Paulo; quando da
criação da Comissão Paulista do IBECC; um debate presente em torno do papel da
ciência como instrumento de desenvolvimento nacional. Este debate remete a uma
discussão que se inicia já nos anos 1920 em torno da reforma educacional necessária
para um país que se industrializa. Será esta coalizão de cientistas e educadores; aliada a
um projeto internacional que irá permitir o surgimento de uma iniciativa inovadora na
divulgação e no ensino de ciências; seja através de feiras de ciência; concursos e
produção de material didático e kits de experimentação. Esta experiência irá nos anos
1970 convergir para uma proposta industrial integrando num mesmo projeto; educação;
pesquisa e atividade industrial; o que mostra que os caminhos percorridos pela ciência
tendo em vista sua institucionalização são fortemente marcados pelos contextos locais |
|
|
|
|
|
|
|
|
|