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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Ser ou não ser, eis a questão: o processo de construção da identidade na pessoa com altas habilidades/superdotação adulta
Autor:  
  Antero de Quental   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/RS/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  773
Resumo  
  A pesquisa científica na área de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) tem se focado na compreensão de diferentes aspectos da identificação e atendimento de crianças e adolescentes. A presente tese de Doutorado é um estudo de caso qualitativo que teve como objetivo geral compreender a forma como a Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação (PAH/SD) adulta constrói sua identidade como tal; propondo estratégias educacionais para uma construção sadia dessa identidade e para seu desenvolvimento. O referencial teórico está alicerçado nos conceitos de inteligência de Gardner (1993; 2000) e de superdotação de Renzulli (1975; 1986); buscando também autores como Erikson (1987); Woodward (2002) e Silva (2000); Gross (1998) e Silverman (1995; 1998); para auxiliar na elaboração relativa à identidade e autores que discutem o desenvolvimento humano ao longo de toda a vida; como Papalia; Olds e Feldman (2006); Schaie e Willis (2000) e Mosquera (1987); entre outros. A investigação teve como participantes 10 adultos (5 formalmente identificados e 5 que apresentavam indicadores claros de AH/SD; não identificados formalmente antes desta pesquisa); atualmente residentes em 4 estados brasileiros e 2 países estrangeiros que; em algum momento de suas vidas; viveram no Brasil. Os participantes responderam a um questionário; a uma ficha de informações pessoais e a um instrumento padronizado para avaliar indicadores de AH/SD. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2004); que permitiu extrair dos depoimentos 3 categorias; 9 subcategorias e 5 dimensões que analisaram o autoconceito; a educação escolar e o trabalho na PAH/SD adulta. Os resultados mostraram que a construção sadia da identidade como PAH/SD está diretamente vinculada não somente à representação que seus familiares; professores e que a sociedade tiver sobre as AH/SD e sobre a PAH/SD; mas fundamentalmente à representação de AH/SD e de PAH/SD que ela assume; e que essa construção será mais sadia quanto maior for a interseção do reconhecimento; a aceitação e a valorização das AH/SD e da PAH/SD nos contextos pessoal; familiar; escolar e social; sendo essa construção influenciada por fatores de personalidade; tipo de informação/formação sobre as AH/SD e PAH/SD e os mitos e crenças sobre AH/SD. O estudo também apontou que as características próprias das PAH/SD permanecem na vida adulta; constatando-se três novas (ou renovadas): a moral e a ética como fios condutores do pensar; do sentir e do fazer; o assincronismo pessoa-sociedade e o assincronismo interpessoal. A pesquisa indica que a mulher com AH/SD constrói sua identidade de forma diferente que o homem com AH/SD e que deveriam ser estudadas formas diferenciadas de avaliar sua produção criativa; levando em conta a possível ocultação das AH/SD; a possível redução dos níveis de auto-estima e autoconfiança e a falta de modelos de mulheres com AH/SD. Constatou-se também um elevado número de parentes próximos com AH/SD; o que referenda as pesquisas que lhe atribuem também uma origem genética; assim como precocidade na leitura em todos os participantes. O estudo também comprovou a validade do instrumento para a identificação de indicadores de AH/SD em adultos. As recomendações propõem a identificação e o atendimento dos adultos com AH/SD e sugerem estratégias no âmbito universitário e no ambiente laboral. PALAVRAS-CHAVES: Altas Habilidades. Superdotação. Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação adulta. Adultos. Identidade.
     
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