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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,56
MB
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Título: |
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Ser ou não ser, eis a questão: o processo de
construção da identidade na pessoa com altas habilidades/superdotação adulta |
Autor: |
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Antero de Quental
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/RS/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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773 |
Resumo |
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A pesquisa científica na área de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) tem se focado na
compreensão de diferentes aspectos da identificação e atendimento de crianças e adolescentes. A presente
tese de Doutorado é um estudo de caso qualitativo que teve como objetivo geral compreender a
forma como a Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação (PAH/SD) adulta constrói sua identidade
como tal; propondo estratégias educacionais para uma construção sadia dessa identidade e para seu
desenvolvimento. O referencial teórico está alicerçado nos conceitos de inteligência de Gardner (1993;
2000) e de superdotação de Renzulli (1975; 1986); buscando também autores como Erikson (1987);
Woodward (2002) e Silva (2000); Gross (1998) e Silverman (1995; 1998); para auxiliar na elaboração
relativa à identidade e autores que discutem o desenvolvimento humano ao longo de toda a vida; como
Papalia; Olds e Feldman (2006); Schaie e Willis (2000) e Mosquera (1987); entre outros. A investigação
teve como participantes 10 adultos (5 formalmente identificados e 5 que apresentavam indicadores
claros de AH/SD; não identificados formalmente antes desta pesquisa); atualmente residentes em 4 estados
brasileiros e 2 países estrangeiros que; em algum momento de suas vidas; viveram no Brasil. Os
participantes responderam a um questionário; a uma ficha de informações pessoais e a um instrumento
padronizado para avaliar indicadores de AH/SD. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de
análise de conteúdo de Bardin (2004); que permitiu extrair dos depoimentos 3 categorias; 9 subcategorias
e 5 dimensões que analisaram o autoconceito; a educação escolar e o trabalho na PAH/SD adulta.
Os resultados mostraram que a construção sadia da identidade como PAH/SD está diretamente
vinculada não somente à representação que seus familiares; professores e que a sociedade tiver sobre
as AH/SD e sobre a PAH/SD; mas fundamentalmente à representação de AH/SD e de PAH/SD que ela
assume; e que essa construção será mais sadia quanto maior for a interseção do reconhecimento; a aceitação
e a valorização das AH/SD e da PAH/SD nos contextos pessoal; familiar; escolar e social; sendo
essa construção influenciada por fatores de personalidade; tipo de informação/formação sobre as
AH/SD e PAH/SD e os mitos e crenças sobre AH/SD. O estudo também apontou que as características
próprias das PAH/SD permanecem na vida adulta; constatando-se três novas (ou renovadas): a moral
e a ética como fios condutores do pensar; do sentir e do fazer; o assincronismo pessoa-sociedade e o
assincronismo interpessoal. A pesquisa indica que a mulher com AH/SD constrói sua identidade de
forma diferente que o homem com AH/SD e que deveriam ser estudadas formas diferenciadas de avaliar
sua produção criativa; levando em conta a possível ocultação das AH/SD; a possível redução dos
níveis de auto-estima e autoconfiança e a falta de modelos de mulheres com AH/SD. Constatou-se
também um elevado número de parentes próximos com AH/SD; o que referenda as pesquisas que lhe
atribuem também uma origem genética; assim como precocidade na leitura em todos os participantes.
O estudo também comprovou a validade do instrumento para a identificação de indicadores de AH/SD
em adultos. As recomendações propõem a identificação e o atendimento dos adultos com AH/SD e sugerem
estratégias no âmbito universitário e no ambiente laboral.
PALAVRAS-CHAVES: Altas Habilidades. Superdotação. Pessoa com Altas Habilidades/Superdotação
adulta. Adultos. Identidade. |
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