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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,06
MB
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Título: |
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Formação continuada: um plano para o ensino de matemática desenvolvido com professores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental |
Autor: |
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Simone Santoro Romano
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/SP/EDUCAÇÃO (PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO) |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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313 |
Resumo |
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A pesquisa apresentada teve como objetivo a realização de um projeto de intervenção por meio da aplicação de um plano de ensino desenvolvido junto aos professores que atuavam na 4ª série do Ensino Fundamental I em uma Escola Estadual de São Paulo; tendo como foco a disciplina de Matemática. Teve como objetivo; também; destacar a figura do diretor de escola como um dos elementos primordiais no processo educativo e a importância da sua atuação efetiva na execução conjunta do projeto pedagógico da escola. A partir dos resultados apresentados no SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) de 2005; foram levantadas as principais dificuldades dos alunos em Matemática e; com base neste levantamento; foi elaborado o plano de ensino. Esse plano foi aplicado durante um ano letivo; com professores do Ensino Fundamental I; em HTPC (hora de trabalho pedagógico coletivo); oferecendo condições para o aperfeiçoamento da prática docente; com vistas à melhoria do desempenho dos alunos; tanto no que diz respeito a superar as dificuldades apresentadas; como desenvolver competências básicas necessárias ao cidadão para a vida em sociedade. A constatação da realidade da escola; assim como as reflexões sobre ela; levaram à elaboração deste Plano de Ensino; que ofereceu formação continuada ao professor com a participação efetiva da diretora de escola e da coordenadora pedagógica. Sua implantação foi parte significativa de um Projeto Pedagógico; cujo foco foi proporcionar melhores condições de aprendizagem para o aluno; a partir da melhoria da qualidade do ensino oferecido. A análise dos dados indicou que os alunos apresentaram resultados significativamente melhores se comparados aos apresentados antes do projeto de intervenção. Além disso; o estudo revelou que a HTPC; quando utilizada como espaço para a formação continuada; contribui para a concretização do trabalho coletivo; com o aperfeiçoamento da prática dos professores; troca de experiências; atualização; crescimento profissional e para o fortalecimento da equipe da escola |
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