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Pesquisa Básica
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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Formação continuada: um plano para o ensino de matemática desenvolvido com professores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor:  
  Simone Santoro Romano   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/SP/EDUCAÇÃO (PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO)
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  313
Resumo  
  A pesquisa apresentada teve como objetivo a realização de um projeto de intervenção por meio da aplicação de um plano de ensino desenvolvido junto aos professores que atuavam na 4ª série do Ensino Fundamental I em uma Escola Estadual de São Paulo; tendo como foco a disciplina de Matemática. Teve como objetivo; também; destacar a figura do diretor de escola como um dos elementos primordiais no processo educativo e a importância da sua atuação efetiva na execução conjunta do projeto pedagógico da escola. A partir dos resultados apresentados no SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) de 2005; foram levantadas as principais dificuldades dos alunos em Matemática e; com base neste levantamento; foi elaborado o plano de ensino. Esse plano foi aplicado durante um ano letivo; com professores do Ensino Fundamental I; em HTPC (hora de trabalho pedagógico coletivo); oferecendo condições para o aperfeiçoamento da prática docente; com vistas à melhoria do desempenho dos alunos; tanto no que diz respeito a superar as dificuldades apresentadas; como desenvolver competências básicas necessárias ao cidadão para a vida em sociedade. A constatação da realidade da escola; assim como as reflexões sobre ela; levaram à elaboração deste Plano de Ensino; que ofereceu formação continuada ao professor com a participação efetiva da diretora de escola e da coordenadora pedagógica. Sua implantação foi parte significativa de um Projeto Pedagógico; cujo foco foi proporcionar melhores condições de aprendizagem para o aluno; a partir da melhoria da qualidade do ensino oferecido. A análise dos dados indicou que os alunos apresentaram resultados significativamente melhores se comparados aos apresentados antes do projeto de intervenção. Além disso; o estudo revelou que a HTPC; quando utilizada como espaço para a formação continuada; contribui para a concretização do trabalho coletivo; com o aperfeiçoamento da prática dos professores; troca de experiências; atualização; crescimento profissional e para o fortalecimento da equipe da escola
     
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