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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
894,07
KB
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Título: |
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Interfaces das noções de gênero e sua cultura histórica |
Autor: |
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Andreza de Oliveira Andrade
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPB/J.P./HISTÓRIA |
Área Conhecimento |
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HISTÓRIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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617 |
Resumo |
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Este trabalho procura cartografar três diferentes espaços de produção de uma cultura
histórica ligada ao Gênero e à História das Mulheres e discutir o modo como estes se
entrecruzam. Para tanto; são abordados três diferentes espaços discursivos; o primeiro é
a elaboração teórico-conceitual em torno do gênero e sua relação com as diferentes
perspectivas do Movimento Feminista; a partir do qual se produziu o conceito e sua
utilidade enquanto categoria de análise social; o segundo está relacionado com os
espaços e os modos de produção de uma cultura histórica relativa ao Gênero e à História
das Mulheres relativos às monografias produzidas por alunos(as) do curso de
Licenciatura em História da UEPB no período de 2002 a 2007; o terceiro espaço de
debates diz respeito às problematizações em torno do currículo escolar e do contexto em
que são elaboradas algumas das principais políticas curriculares do país; que são os
PCNs. Considerando que os PCNs abrem espaços para elaboração de propostas
curriculares também balizadas em perspectivas locais; a partir das quais foram
elaborados os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba. Dessa forma;
as orientações para o ensino de história são objeto de uma análise que procura sinalizar
como um mecanismo como este pode se constituir como espaço de produção e
circulação de cultura histórica no que diz respeito ao artefato de gênero; aspectos que
estão diretamente relacionados aos dois outros espaços mencionados e em cuja
articulação se inscreve a produção de uma cultura histórica de gênero que parece estar
intrinsecamente ligada à História das Mulheres a partir de uma confusa relação
sinonímia. |
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