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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Ensino superior e formação de professores em Uberaba/MG (1881-1938): uma trajetória de avanços e retrocessos
Autor:  
  Plauto Riccioppo Filho   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIUBE/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  408
Resumo  
  Esta pesquisa tem o objetivo de investigar e analisar as relações existentes entre os aspectos infra-estruturais e ideológicos; que orientavam as relações entre as classes sociais presentes na época; e o surgimento; em Uberaba; das primeiras iniciativas de ensino superior e de formação de professores; no período de 1881 – ano de fundação da 1ª Escola Normal da cidade – a 1938 – ano de fechamento da 2ª Escola Normal. Buscamos; também; fazer um retrospecto do panorama educacional da cidade; no período anterior à nossa delimitação temporal; situado entre a fundação do centro urbano e o ano de 1880. A pesquisa identificou as contribuições trazidas por essas iniciativas – efêmeras; em sua maioria – para a sociedade local; especialmente no que se refere à formação de professores. Levando-se em consideração que; nessa época; a cidade possuía; em sua zona urbana; uma população que variou de 5.000 (em 1881) a 25.000 habitantes (em 1938); essas iniciativas pioneiras podem ser consideradas ousadas e visionárias. A pesquisa centrou-se; principalmente; na história das seguintes instituições de ensino superior ou normal: 1ª Escola Normal Oficial; Instituto Zootécnico; Seminário de Santa Cruz; Colégio Nossa Senhora das Dores; Colégio Diocesano do Sagrado Coração de Jesus; Escola de Farmácia e Odontologia de Uberaba; Faculdade de Direito de Uberaba; Escola de Topografia de Uberaba; Seminário São José e 2ª Escola Normal Oficial. Este trabalho enfoca; também; algumas iniciativas malogradas; ocorridas naquele período; que visavam implantar instituições de ensino superior ou normal. A metodologia empregada foi; principalmente; a análise documental; numa perspectiva histórico-crítica da educação.
     
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