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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
39,53
MB
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Título: |
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Ensino superior e formação de professores em Uberaba/MG (1881-1938): uma trajetória de avanços e retrocessos |
Autor: |
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Plauto Riccioppo Filho
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIUBE/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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408 |
Resumo |
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Esta pesquisa tem o objetivo de investigar e analisar as relações existentes entre os aspectos infra-estruturais e ideológicos; que orientavam as relações entre as classes sociais presentes na época; e o surgimento; em Uberaba; das primeiras iniciativas de ensino superior e de formação de professores; no período de 1881 ano de fundação da 1ª Escola Normal da cidade a 1938 ano de fechamento da 2ª Escola Normal. Buscamos; também; fazer um retrospecto do panorama educacional da cidade; no período anterior à nossa delimitação temporal; situado entre a fundação do centro urbano e o ano de 1880. A pesquisa identificou as contribuições trazidas por essas iniciativas efêmeras; em sua maioria para a sociedade local; especialmente no que se refere à formação de professores. Levando-se em consideração que; nessa época; a cidade possuía; em sua zona urbana; uma população que variou de 5.000 (em 1881) a 25.000 habitantes (em 1938); essas iniciativas pioneiras podem ser consideradas ousadas e visionárias. A pesquisa centrou-se; principalmente; na história das seguintes instituições de ensino superior ou normal: 1ª Escola Normal Oficial; Instituto Zootécnico; Seminário de Santa Cruz; Colégio Nossa Senhora das Dores; Colégio Diocesano do Sagrado Coração de Jesus; Escola de Farmácia e Odontologia de Uberaba; Faculdade de Direito de Uberaba; Escola de Topografia de Uberaba; Seminário São José e 2ª Escola Normal Oficial. Este trabalho enfoca; também; algumas iniciativas malogradas; ocorridas naquele período; que visavam implantar instituições de ensino superior ou normal. A metodologia empregada foi; principalmente; a análise documental; numa perspectiva histórico-crítica da educação. |
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