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Título:  
  A educação para cooperação em escolas municipais: o caso da escola municipal de ensino fundamental padre José Schardong, no município de Cerro Largo, RS
Autor:  
  Sandra Balbé de Freitas   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIJUÍ/EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  256
Resumo  
  Este trabalho trata do tema; “a educação para a cooperação”; tendo como foco o desenvolvimento do Programa A União Faz a Vida em escolas municipais de Cerro Largo; RS. No centro da problemática estão questões envolvendo a percepção das comunidades escolares (pais; alunos e professores) sobre a inserção do Programa nas escolas municipais; a aproximação da prática educativa com o ideal cooperativo; a aceitação dessa cultura e o envolvimento da comunidade de Cerro Largo com o Programa. Seu objetivo é investigar a implantação e execução do Programa “A União Faz a Vida”; que visa a educação cooperativista; nas escolas da rede municipal de Cerro Largo. Trata-se de um estudo de caso; com modelo de intervenção e análise qualitativa. Foi aplicado questionário no segundo bimestre de 2008 a uma população de 67 professores; alunos e pais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe. José Schardong. Os resultados mostraram que: 67% dos participantes da pesquisa não responderam ao questionário aplicado; nas três categorias envolvidas no estudo; os mais omissos foram os docentes; com 81% de abstinência; seguidos dos pais (70%); entre os alunos; houve apenas 35% de não respondentes; entre os respondentes; 54% dos alunos consideraram bom o seu envolvimento com o Programa; 67% dos pais; não se sentem envolvidos porque não participam do Programa; e nenhum professor opinou sobre sua participação ou envolvimento com as práticas cooperativistas introduzidas na escola pelo Programa. Conclui-se que não vem ocorrendo o envolvimento da comunidade de Cerro Largo com o Programa “A União Faz a Vida” e com sua organização. As práticas cooperativas na Escola Pe. Schardong pouco têm contribuído para a evolução das consciências e a vivência de valores no cotidiano escolar e comunitário. A hipótese de que a experiência educacional comprometida com o cooperativismo; com a solidariedade e com posições democráticas; depende do envolvimento da comunidade com o projeto e com sua organização; foi confirmada. Isso reforça o entendimento de que uma educação para a cooperação vai mais além do simples trabalho escolar com práticas educativas cooperativas. Uma educação para a cooperação requer o conhecimento e a vivência dos ideais e valores humanos e cooperativistas na prática social; o envolvimento de toda a comunidade – pais; alunos; professores; pessoas da comunidade local; isto é; a socialização dessas práticas deve estender-se por todos os segmentos da sociedade civil e atuar sobre comportamentos e atitudes; tornando seus integrantes mais solidários e capazes de desenvolveram ações coletivas e criativas para o enfrentamento de problemas e dificuldades que atingem a todos os cidadãos. Há a necessidade de se aprofundar a educação para a cooperação a partir do enfrentamento das limitações das categorias (professores; alunos; pais) envolvidas. O estudo aponta para novos aspectos; desafios e probabilidades de pesquisa envolvendo o tema.
     
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