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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
5,77
MB
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Título: |
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A educação para cooperação em escolas municipais: o caso da escola municipal de ensino fundamental padre José Schardong, no município de Cerro Largo, RS |
Autor: |
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Sandra Balbé de Freitas
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIJUÍ/EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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256 |
Resumo |
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Este trabalho trata do tema; a educação para a cooperação; tendo como foco o desenvolvimento do
Programa A União Faz a Vida em escolas municipais de Cerro Largo; RS. No centro da problemática
estão questões envolvendo a percepção das comunidades escolares (pais; alunos e professores)
sobre a inserção do Programa nas escolas municipais; a aproximação da prática educativa com o
ideal cooperativo; a aceitação dessa cultura e o envolvimento da comunidade de Cerro Largo com o
Programa. Seu objetivo é investigar a implantação e execução do Programa A União Faz a Vida;
que visa a educação cooperativista; nas escolas da rede municipal de Cerro Largo. Trata-se de um
estudo de caso; com modelo de intervenção e análise qualitativa. Foi aplicado questionário no
segundo bimestre de 2008 a uma população de 67 professores; alunos e pais da Escola Municipal de
Ensino Fundamental Pe. José Schardong. Os resultados mostraram que: 67% dos participantes da
pesquisa não responderam ao questionário aplicado; nas três categorias envolvidas no estudo; os
mais omissos foram os docentes; com 81% de abstinência; seguidos dos pais (70%); entre os alunos;
houve apenas 35% de não respondentes; entre os respondentes; 54% dos alunos consideraram bom
o seu envolvimento com o Programa; 67% dos pais; não se sentem envolvidos porque não participam
do Programa; e nenhum professor opinou sobre sua participação ou envolvimento com as práticas
cooperativistas introduzidas na escola pelo Programa. Conclui-se que não vem ocorrendo o
envolvimento da comunidade de Cerro Largo com o Programa A União Faz a Vida e com sua
organização. As práticas cooperativas na Escola Pe. Schardong pouco têm contribuído para a
evolução das consciências e a vivência de valores no cotidiano escolar e comunitário. A hipótese de
que a experiência educacional comprometida com o cooperativismo; com a solidariedade e com
posições democráticas; depende do envolvimento da comunidade com o projeto e com sua
organização; foi confirmada. Isso reforça o entendimento de que uma educação para a cooperação
vai mais além do simples trabalho escolar com práticas educativas cooperativas. Uma educação para
a cooperação requer o conhecimento e a vivência dos ideais e valores humanos e cooperativistas na
prática social; o envolvimento de toda a comunidade pais; alunos; professores; pessoas da
comunidade local; isto é; a socialização dessas práticas deve estender-se por todos os segmentos da
sociedade civil e atuar sobre comportamentos e atitudes; tornando seus integrantes mais solidários e
capazes de desenvolveram ações coletivas e criativas para o enfrentamento de problemas e
dificuldades que atingem a todos os cidadãos. Há a necessidade de se aprofundar a educação para a
cooperação a partir do enfrentamento das limitações das categorias (professores; alunos; pais)
envolvidas. O estudo aponta para novos aspectos; desafios e probabilidades de pesquisa envolvendo
o tema. |
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