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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A arte / educação na perspectiva da educação popular de Paulo Freire
Autor:  
  Jaqueline Dos Santos Trevisan   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIJUÍ/EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  2,930
Resumo  
  Esta pesquisa pretende contribuir para o desenvolvimento da Arte/Educação nas escolas de educação popular a partir de dois relatos de experiências; de uma revisão teórica da educação popular no Brasil em Paulo Freire e da Arte/Educação especialmente em Ana Mae Barbosa. O primeiro relato; “Nós; Sebastião e a Comunidade” descreve um projeto relacionado a fotografias de Sebastião Salgado em uma escola de periferia com educandos do Ensino Médio. O segundo projeto; “A Arte Contemporânea: uma ponte com a comunidade local” descreve um projeto em Arte Contemporânea na mesma escola; também com educandos de Ensino Médio. Tais projetos motivaram a revisão teórica que se segue. Sobre educação popular; aborda-se o histórico da mesma no Brasil; o que é educação popular a partir dos pressupostos teóricos de Paulo Freire; conceitos freirianos como liberdade e dialogicidade e o ser educador-educando freiriano. Permeando a revisão teórica; fazem-se ligações da aplicação de tais conceitos nos projetos relatados. Sobre Arte/Educação; se faz um breve histórico da mesma no Brasil; seguida da Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa e da Educação do Sensível de João Francisco Duarte Junior; e como tais pressupostos teóricos estão inseridos nas experiências relatadas. Aborda-se a seguir as dimensões do ensino da Arte. Tem-se a convicção de que a Arte; abordada sob o prisma da Proposta Triangular; da Educação do Sensível e sob a ótica freiriana da educação seja um viés para a emancipação do cidadãos que; conscientes do seu ponto de partida; possam assumir seu papel na luta por um mundo mais justo; que lhes dê condições de acesso a tudo e a todos.
     
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