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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
4,55
MB
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Título: |
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A arte / educação na perspectiva da educação popular de Paulo Freire |
Autor: |
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Jaqueline Dos Santos Trevisan
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIJUÍ/EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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1.016 |
Resumo |
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Esta pesquisa pretende contribuir para o desenvolvimento da Arte/Educação nas escolas de
educação popular a partir de dois relatos de experiências; de uma revisão teórica da educação
popular no Brasil em Paulo Freire e da Arte/Educação especialmente em Ana Mae Barbosa.
O primeiro relato; Nós; Sebastião e a Comunidade descreve um projeto relacionado a
fotografias de Sebastião Salgado em uma escola de periferia com educandos do Ensino
Médio. O segundo projeto; A Arte Contemporânea: uma ponte com a comunidade local
descreve um projeto em Arte Contemporânea na mesma escola; também com educandos de
Ensino Médio. Tais projetos motivaram a revisão teórica que se segue. Sobre educação
popular; aborda-se o histórico da mesma no Brasil; o que é educação popular a partir dos
pressupostos teóricos de Paulo Freire; conceitos freirianos como liberdade e dialogicidade e
o ser educador-educando freiriano. Permeando a revisão teórica; fazem-se ligações da
aplicação de tais conceitos nos projetos relatados. Sobre Arte/Educação; se faz um breve
histórico da mesma no Brasil; seguida da Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa e da
Educação do Sensível de João Francisco Duarte Junior; e como tais pressupostos teóricos
estão inseridos nas experiências relatadas. Aborda-se a seguir as dimensões do ensino da
Arte. Tem-se a convicção de que a Arte; abordada sob o prisma da Proposta Triangular; da
Educação do Sensível e sob a ótica freiriana da educação seja um viés para a emancipação
do cidadãos que; conscientes do seu ponto de partida; possam assumir seu papel na luta por
um mundo mais justo; que lhes dê condições de acesso a tudo e a todos. |
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