Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  547.86 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Da representação ao discurso: repensando as bases da educação a partir das práticas discursivas segundo Michel Foucault
Autor:  
  Edegar Soares De Matos   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIJUÍ/EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  415
Resumo  
  O mote da dissertação é compreender a constituição e construção da educação em suas bases na modernidade e pensá-la na contemporaneidade a partir das reflexões de Michel Foucault. Os conceitos geradores são a genealogia do poder e a arqueologia do saber; segundo a proposta de pensar foucaultiana. Foucault pensou um método de filosofar que é contra o método definido pela modernidade; pensou bases de pensamento contra as bases da modernidade. Mas; ao mesmo tempo; Foucault compreendia os riscos de; nesta crítica; pensar custa este afastamento; é necessário que se saiba o que há de moderno naquilo que nos permite pensar contra a modernidade; e é necessário que se avalie em que medida é que a nossa ação contra a modernidade não será talvez ainda uma armadilha que a própria modernidade nos coloca e no termo da qual ela nos espera; imóvel; em outro lugar. A partir disso; não propomos um método de educação a partir de Foucault; ou ainda uma prática educativa; mas repensar as bases de trabalhar as práticas educativas; dos métodos em educação. Procuramos pensar as bases da educação em termos de discurso; em termos de linguagem; segundo a proposta de pensamento foucaultiano das práticas discursivas. A nossa reflexão acontece em conceitos como: resultados; formação e vida; subjetivos e objetivos; método e processo; conteúdos e produção; universalidade e regionalização. Estes conceitos são pensados em sua construção moderna e repensados a partir das práticas discursivas: da representação ao discurso.
     
    Baixar arquivo