|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
443,28
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Concepção de formaçãoinicial de professores para a educação profissional de nível médio: um aspecto da história da educação no estado do Paraná |
Autor: |
|
Cassiano Roberto Nascimento Ogliari
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
PUC/PR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2006 |
Acessos: |
|
337 |
Resumo |
|
O presente trabalho procura investigar a trajetória inicial do professor em cursos de licenciatura frente as diferentes modalidades do ensino médio profissional do estado do Paraná, com especial atenção para a formação profissional integrada ao Ensino Médio, a partir da comparação entre a lei 5.692/71 e a LDB 9.394/96, considerando os contextos sociais e políticos de cada época. Para isso foram analisados os princípios norteadores das duas legislações nacionais, bem como as normas baixadas pelo Conselho Nacional de Educação e pelo antigo conselho Federal de educação, no que diz respeito tanto a formação docente , quanto a formação para o mundo do trabalho de nível médio. Discute também a relação entre a formação do professor e a formação profissional integrada proporcionada ao aluno deste nível de ensino. Para conseguir esta tarefa, forma analisados os corrículos dos cursos de licenciatura, em especial a parte de formação pedagógica, os projetos formadores de trÊs instituições que oferecem cursos de licenciatura e os depoimentos de 12 professores licenciados que atuam na educação profissional no estado do Paraná. Desta forma, foi possível estabelecer quais forma (ou são) as principais dificuldades encontradas pelos professores a respeito de sua formação para a atuação em cursos frofissionalizantes, bem como a concepção de formação subjacente a essa educação. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|