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Título:  
  Concepção de formaçãoinicial de professores para a educação profissional de nível médio: um aspecto da história da educação no estado do Paraná
Autor:  
  Cassiano Roberto Nascimento Ogliari   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/PR/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  337
Resumo  
  O presente trabalho procura investigar a trajetória inicial do professor em cursos de licenciatura frente as diferentes modalidades do ensino médio profissional do estado do Paraná, com especial atenção para a formação profissional integrada ao Ensino Médio, a partir da comparação entre a lei 5.692/71 e a LDB 9.394/96, considerando os contextos sociais e políticos de cada época. Para isso foram analisados os princípios norteadores das duas legislações nacionais, bem como as normas baixadas pelo Conselho Nacional de Educação e pelo antigo conselho Federal de educação, no que diz respeito tanto a formação docente , quanto a formação para o mundo do trabalho de nível médio. Discute também a relação entre a formação do professor e a formação profissional integrada proporcionada ao aluno deste nível de ensino. Para conseguir esta tarefa, forma analisados os corrículos dos cursos de licenciatura, em especial a parte de formação pedagógica, os projetos formadores de trÊs instituições que oferecem cursos de licenciatura e os depoimentos de 12 professores licenciados que atuam na educação profissional no estado do Paraná. Desta forma, foi possível estabelecer quais forma (ou são) as principais dificuldades encontradas pelos professores a respeito de sua formação para a atuação em cursos frofissionalizantes, bem como a concepção de formação subjacente a essa educação.
     
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