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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
609,71
KB
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Título: |
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O ensino de matemática na educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades |
Autor: |
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Marisa Stragliotto
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIJUÍ/EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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269 |
Resumo |
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Considerando a necessidade de ressignificação das práticas pedagógicas; a presente
pesquisa tem como propósito refletir sobre os desafios e as possibilidades do ensino de
matemática para jovens e adultos; a partir da discussão de fundamentos teóricos para a
elaboração de uma proposta curricular; para a matemática; nos programas da EJA. Diante
deste propósito; a etnomatemática; que além de contemplar a integração e o diálogo entre os
conhecimentos populares e os saberes escolares; também atende; em muitos aspectos; as
especificidades e demandas da educação de jovens e adultos; é apresentada como
possibilidade pedagógica para o ensino de matemática nesta modalidade educativa. Esta
reflexão tem como suporte teórico as contribuições do multiculturalismo e da dialogicidade
que partilham; entre si e com a etnomatemática; preocupações comuns e têm subjacente a
vontade de alcançar uma vivência social mais humana e mais feliz. Por fim; são apresentadas
algumas considerações a respeito das possibilidades de concretização e limitações na
efetivação de propostas curriculares constituídas a partir dos estudos e reflexões realizadas. |
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