Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  609,71 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  O ensino de matemática na educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades
Autor:  
  Marisa Stragliotto   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIJUÍ/EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  441
Resumo  
  Considerando a necessidade de ressignificação das práticas pedagógicas; a presente pesquisa tem como propósito refletir sobre os desafios e as possibilidades do ensino de matemática para jovens e adultos; a partir da discussão de fundamentos teóricos para a elaboração de uma proposta curricular; para a matemática; nos programas da EJA. Diante deste propósito; a etnomatemática; que além de contemplar a integração e o diálogo entre os conhecimentos populares e os saberes escolares; também atende; em muitos aspectos; as especificidades e demandas da educação de jovens e adultos; é apresentada como possibilidade pedagógica para o ensino de matemática nesta modalidade educativa. Esta reflexão tem como suporte teórico as contribuições do multiculturalismo e da dialogicidade que partilham; entre si e com a etnomatemática; preocupações comuns e têm subjacente a vontade de alcançar uma vivência social mais humana e mais feliz. Por fim; são apresentadas algumas considerações a respeito das possibilidades de concretização e limitações na efetivação de propostas curriculares constituídas a partir dos estudos e reflexões realizadas.
     
    Baixar arquivo