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Título:  
  O ensino de língua inglesa na rede pública: ouvindo professores e alunos do ensino médio
Autor:  
  Elizabete Rubliauskas Giachetti   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIMEP/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  239
Resumo  
  Com a realização do presente estudo buscou-se abordar o ensino de Língua Inglesa na rede pública com o objetivo de responder; ainda que parcialmente; à pergunta: quais as condições concretas de ensino e aprendizagem durante o processo de instrução no ensino médio; que permitem ou não a apropriação de conhecimentos relevantes. Essa questão inicial desdobrou-se em outras; das quais optou-se por três delas que puderam ser analisadas a partir da organização de núcleos temáticos: 1.Como se dá a escolha do material didático-pedagógico para programar os conteúdos de Língua Inglesa a serem ensinados/aprendidos? 2.Como se configuram as aulas de segunda língua – inglês - ? 3. Quais os objetivos do ensino de segunda língua – inglês que as falas dos professores indiciam? Como procedimento metodológico optou-se por ir a uma escola de ensino médio da rede pública; localizada em uma cidade no interior do estado de São Paulo. Foram realizadas entrevistas áudio-gravadas com uma professora de Inglês; com uma assistente técnico pedagógica (professora responsável por promover encontros entre a secretaria estadual de educação e os professores de Português e Inglês e discutir planejamento e metodologias de ensino) e com nove alunos (três de cada um das três séries). Os discursos dos sujeitos entrevistados revelaram indícios que me permitem afirmar que: a) o conceito de língua e linguagem predominante no contexto escolar é fundamentado na estrutura lingüística; congelada em sua dimensão sintática; b) as condições concretas que norteiam o ensino de segunda língua – inglês - não propiciam o contato com uma língua viva e mutável; cujos significados se constroem socialmente na relação com o outro; c) as práticas pedagógicas se restringem a um processo de tradução termo a termo em que o aspecto fundamental da língua é sua escrita; d) as atividades pedagógicas desenvolvidas evidenciam redução do conteúdo. Os conteúdos estão de tal forma fragmentados que o normativo se confunde com o descritivo e a aprendizagem não se desloca para os usos da linguagem. Espera-se que este estudo possa sugerir outras pesquisas de modo a ampliar nossos conhecimentos sobre a realidade do ensino de Inglês na escola; situando historicamente; como apropriação de bens culturais à qual os filhos da classe trabalhadora têm direito.
     
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