Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  484,46 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A realidade do ensino de física com a perspectiva da construção de uma proposta de formação continuada para professores do ensino médio
Autor:  
  José Antônio Pinto   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UENF/CIÊNCIAS NATURAIS
Área Conhecimento  
  FÍSICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  273
Resumo  
  Este trabalho é um diagnóstico da realidade do ensino de Física com a perspectiva de construção de parâmetros para uma proposta de Formação Continuada para professores de Física do Ensino Médio. O diagnóstico se inicia analisando os dados nacionais sobre os professores de Física; divulgados pelo INEP/MEC; em 2002 e 2003. Nesta análise; verifica-se que o número de professores formados em Física é um número extremamente menor que a real necessidade. Diante do quadro; investiga-se; em uma região pré-estabelecida; o perfil de quem está atuando como professor de Física e qual a sua formação. Realiza-se um diagnóstico sobre os professores que estão atuando na disciplina Física. A pesquisa começa com uma atuação mais geral; abrangendo 15 (quinze) professores de pequenas cidades da Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. Esses professores responderam a um questionário (anexo A). A partir destes dados; a atenção se volta a um grupo menor de professores para a realização de entrevistas; procurando dar voz aos professores para participarem da construção dos parâmetros para a proposta de formação. Os quatro professores do grupo participaram primeiro de entrevistas individuais onde puderam externar suas preocupações; anseios e expectativa. Após obter um conhecimento através da fala destes professores; são realizadas reuniões com os professores; para construir consensos ou entendimentos sobre questões referentes ao cotidiano escolar e sobre Formação Continuada.
     
    Baixar arquivo