|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
484,46
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
A realidade do ensino de física com a perspectiva da construção de uma proposta de formação continuada para professores do ensino médio |
Autor: |
|
José Antônio Pinto
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UENF/CIÊNCIAS NATURAIS |
Área Conhecimento |
|
FÍSICA |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2006 |
Acessos: |
|
273 |
Resumo |
|
Este trabalho é um diagnóstico da realidade do ensino de Física com a
perspectiva de construção de parâmetros para uma proposta de Formação
Continuada para professores de Física do Ensino Médio. O diagnóstico se inicia
analisando os dados nacionais sobre os professores de Física; divulgados pelo
INEP/MEC; em 2002 e 2003. Nesta análise; verifica-se que o número de professores
formados em Física é um número extremamente menor que a real necessidade.
Diante do quadro; investiga-se; em uma região pré-estabelecida; o perfil de quem
está atuando como professor de Física e qual a sua formação. Realiza-se um
diagnóstico sobre os professores que estão atuando na disciplina Física. A pesquisa
começa com uma atuação mais geral; abrangendo 15 (quinze) professores de
pequenas cidades da Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. Esses professores
responderam a um questionário (anexo A). A partir destes dados; a atenção se volta
a um grupo menor de professores para a realização de entrevistas; procurando dar
voz aos professores para participarem da construção dos parâmetros para a
proposta de formação. Os quatro professores do grupo participaram primeiro de
entrevistas individuais onde puderam externar suas preocupações; anseios e
expectativa. Após obter um conhecimento através da fala destes professores; são
realizadas reuniões com os professores; para construir consensos ou entendimentos
sobre questões referentes ao cotidiano escolar e sobre Formação Continuada. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|