Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  1.01 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Um estudo da prática pedagógica dos professores universitários no projeto Matice
Autor:  
  Claudete Maria Zaclikevic   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/PR/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  498
Resumo  
  Esta dissertação apresenta o resultado de um estudo de caso que tem por objetivo investigar a prática pedagógica dos professores no Projeto MATICE da PUCPR. Este projeto pretende oferecer aos alunos dependentes a possibilidade de cursar sua DP online; via ambiente virtual Eureka. Esta pesquisa possui caráter quali-quantitativo e foi realizada com professores de diferentes áreas do conhecimento; com programas de aprendizagem no projeto MATICE; pertencentes ao CTCH; CCET; CCBS; CCJS e CCSA do campi de Curitiba da PUCPR. Os procedimentos adotados para a realização da pesquisa consistiram; primeiramente; em uma revisão bibliográfica; com autores como: Azevedo (2005); Behrens (2000); Harasim et al. (2005); Matos (2004); Moran (2004); Nóvoa (1992); Silva (2004); Torres (2004; 2007); Vianney; Torres e Farias (2005) e; posteriormente o conhecimento e a familiarização com a proposta metodológica da DP MATICE; a elaboração; validação e aplicação do questionário para a coleta de dados. Com a análise e discussão destes pôde-se identificar que a prática da maioria dos professores está embasada nos pressupostos dos paradigmas conservadores; mesmo ela sendo desenvolvida em um ambiente de aprendizagem online; no qual há a possibilidade de utilização de atividades que promovam a aprendizagem colaborativa. Em iniciativas isoladas; alguns professores estão tentando desenvolver suas atividades em uma proposta embasada nos paradigmas inovadores; propiciando a interação e o diálogo entre professores e alunos. A avaliação realizada no ambiente virtual Eureka tem apresentado um caráter cumulativo; ou seja; os professores atribuem um determinado valor às atividades realizadas de forma presencial e online; visando; ao final do processo; quantificar o trabalho realizado pelo aluno. A ferramenta mais utilizada para a comunicação virtual entre professores e alunos foi o e-mail; devido ao fato; de esta forma de comunicação não exigir a participação simultânea; deixando professores e alunos livres para trabalharem de acordo com a sua disponibilidade de tempo. Ferramentas como o fórum e o chat; que permitem uma maior interação entre professores e alunos; foram pouco ou quase não utilizadas. A falta de preparo e interesse por parte dos alunos foi citada; pela maioria dos professores; como um fator que tem dificultado o desenvolvimento das atividades no projeto DP MATICE. Ficou evidente a necessidade de preparar os alunos; que irão cursar a DP MATICE; tanto no aspecto tecnológico; ou seja; a forma de utilização das ferramentas disponíveis no ambiente virtual; como no aspecto pedagógico; que consiste na compreensão do processo de educação a distância; realizado por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. A formação de professores para atuar no projeto DP MATICE tem sido realizada; porém; o aspecto pedagógico poderia ser mais enfatizado. Assim; a preparação dos professores e dos alunos é considerada como um fator fundamental para a qualidade do processo educativo em qualquer projeto de educação a distância; e neste caso; de forma especial; a proposta do projeto DP MATICE.
     
    Baixar arquivo