Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  947.57 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Veredas: a educação a distância na formação de professores para a escola ciclada
Autor:  
  Helena de Melo Borges   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIUBE/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  620
Resumo  
  A presente pesquisa teve por objetivo estudar a formação docente; tal como proposta no Curso Normal Superior Veredas. Para atingir tal objetivo; foi feito um acompanhamento de todo o processo; desde o início do Veredas; em 2002; por meio de observações das práticas de sala de aula de 15 professoras-cursistas; nas escolas em que estavam lotadas. Foram utilizados também; como instrumento de análise; os registros das visitas pessoais feitas às escolas das cursistas; as fichas de estágio das alunas; alguns planejamentos e projetos desenvolvidos pelas mesmas; no decorrer da formação; trechos de seus depoimentos; constantes dos memoriais. Portanto; é uma pesquisa de cunho qualitativo. A análise baseou-se na Pedagogia Histórico-Crítica; concebida por Saviani; no que diz respeito à importância não só de se tratar a formação docente; do ponto de vista das teorias apresentadas nas ementas e programas dos cursos de formação; sobre metodologias e práticas; próprias desse curso; mas; também; de fortalecer a relação que pode ser estabelecida entre tais teorias e as práticas dos docentes envolvidos no processo. Assim; foram considerados os cinco passos propostos pelo autor para a formação docente: a prática social; a problematização; a instrumentalização; a catarse e; novamente; a prática social; agora modificada. A análise crítica do Curso Normal Superior Veredas; especialmente no que diz respeito à formação das cursistas para atuarem no sistema de ciclos; uma vez que todas as cursistas envolvidas nesta pesquisa são professoras que trabalham dentro do sistema de ensino da Escola Ciclada; evidenciou dificuldades das professoras; mesmo com a formação recebida
     
    Baixar arquivo